Contratos do ministério de Damares são investigados por suposta corrupção

Atualizado em 15 de dezembro de 2021 às 17:15
Damares Alves
Ministério de Damares é investigado por corrupção

A Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, hoje (15), a Operação Bartimeu, que investiga desvios em repasses do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado por Damares Alves.

De acordo com a PF, foram cumpridos ao todo 13 mandados de busca e apreensão, nove em Sergipe e outros quatro em Pernambuco.  No estado, as ordens foram para endereços no Recife e em Lagoa Grande e Petrolina, as duas últimas no Sertão.

Dois mandados foram cumpridos na capital pernambucana, um no bairro de Dois Unidos e outro no Espinheiro, ambos na Zona Norte, um em uma residência de pessoa física e outro na sede de uma empresa.

Segundo a PF, os mandados têm como finalidade coletar provas de irregularidades praticadas na execução de termos de fomento celebrados por Organização da Sociedade Civil com o Ministério de Damares.

A celebração desses termos de fomento exige a apresentação de requisitos previstos em lei para a posterior liberação de verbas públicas e plano de trabalho.

Leia mais:

1- PF se preocupa com reação política após ação contra Ciro Gomes

2- Fake news nas eleições pode resultar em cadeia, decide TSE

3- PSDB de SP confirma desfiliação de Alckmin após 33 anos

Corrupção e superfaturamento

A Polícia Federal, no entanto, diz que foi detectado que a organização investigada usou de documentos sem idoneidade para obter sucesso na celebração da parceria com a administração pública. O nome da entidade não foi divulgado.

“O plano de trabalho previa a qualificação de 600 jovens aprendizes para inserção no mercado de trabalho, residentes nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Lagarto e Simão Dias, no estado de Sergipe; bem como, em Brasília (DF) e em Três Rios (RJ)”, comunicou a PF, em nota.

Depois da formalização da parceria, foram disponibilizados R$ 1,5 milhão para a organização investigada. A ilicitude é na ordem de R$ 400 mil.

As averiguações mostram que houve superfaturamento na produção de materiais paradidáticos, ausência de comprovação efetiva de realização dos cursos profissionalizantes e remessa de informes com quantitativo de alunos inferior ao previsto no plano de trabalho.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link