PGR aciona STF contra ministro da educação por homofobia

Atualizado em 31 de janeiro de 2022 às 18:16
Milton Ribeiro usando terno preto e gravata azul com listras amarelas. Ele usa óculos, bigodo, é calvo e tem cara de susto.
STF poderá julgar o caso. Foto: Sérgio Lima / Poder 360

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia foi feita nesta segunda-feira (31) pelo crime de homofobia.

A acusação foi feita por causa de uma entrevista concedida pelo ministro ao jornal O Estado de S. Paulo, no mês de setembro de 2020.

Na entrevista, Ribeiro afirmou que adolescentes homossexuais têm origem em “famílias desajustadas”. Algum tempo depois, o ministro pediu desculpas pela forma como se expressou e disse que a frase foi descontextualizada.

Em um dos trechos, Milton Ribeiro disse “acho que o adolescente que, muitas vezes, opta por andar no caminho do homossexualismo [sic] tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe”.

“Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay, mas nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato. […] São questões de valores e princípios”, diz em outro trecho.

Leia mais:

1 – Ciro Nogueira libera PP para detonar Bolsonaro em tempo de TV

2 – Moro promete a evangélicos o que igreja já tem: Isenção tributária

3 – VÍDEO: Mulher leva marido negacionista amarrado para tomar vacina

Ministro da Educação é acusado de discriminação

Para Humberto Jacques de Medeiros, vice-procurador-geral da República, “ao afirmar que adolescentes homossexuais procedem de famílias desajustadas, o denunciado (ministro) discrimina jovens por sua orientação sexual e preconceituosamente desqualifica as famílias em que foram criados, afirmando serem desajustadas, isto é, fora do campo do justo curso da ordem social”.

Ribeiro teve a oportunidade fazer um acordo para não ser penalizado judicialmente, porque isso implicaria confessar o crime, o que ele não fez. Cabe agora ao STF julgar o caso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.