Ministro Paulo Pimenta diz que Milei deve pedido de desculpas a Lula

Atualizado em 20 de novembro de 2023 às 18:30
O presidente brasileiro, Lula, e o presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Foto: AFP

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, deve um pedido de desculpas a Lula. Segundo ele, o presidente brasileiro foi ofendido de “forma gratuita”.

Durante a campanha eleitoral, Milei chamou o presidente Lula de “comunista” e “corrupto”, e afirmou que não se reuniria com ele. Pimenta diz que o petista só deveria conversar com o presidente eleito da Argentina após ele “pedir desculpa”.

“Eu não ligaria. Só depois que ele me ligasse para me pedir desculpa. Ofendeu de forma gratuita o presidente Lula, cabe a ele, num gesto como presidente eleito, ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso, eu pensaria na possibilidade de conversar”, afirmou o chefe da Secom.

Lula não declarou apoio a nenhum candidato durante a disputa argentina, mas membros do governo brasileiro e do PT eram favoráveis à candidatura do peronista Sergio Massa. O adversário de Milei foi apoiado pelo atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, aliado de Lula.

Na noite deste domingo (19), o petista parabenizou o povo argentino e as instituições do país pela conclusão de um processo eleitoral, mas não citou Milei em declaração publicada nas redes sociais. “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada”, escreveu Lula.

O assessor de Assuntos Internacionais do Governo Federal, Celso Amorim, anunciou que Lula não deve participar da posse de Milei, que ocorre no dia 10 de dezembro. Ele citou o ataque do então candidato ao petista. “Pelo que eu conheço do presidente, tendo sido objeto de ofensas pessoais, é muito difícil ele ir”, afirmou em entrevista.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.