Ministros do STF avaliam que determinar prisão de Bolsonaro agora “é um erro”

Atualizado em 17 de janeiro de 2023 às 7:00
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Foto: Andressa Anholete

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avalia como um “erro” determinar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no atual cenário.

De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, alguns magistrados não creem que o ministro Alexandre de Moraes cogite expedir uma ordem de prisão contra Bolsonaro neste momento. A avaliação é de que, com o ex-capitão atrás das grades, haja um tumulto maior no cenário nacional.

Os ministros também destacam que Bolsonaro precisa ter “todas as garantias do processo legal observadas”, em outras palavras, responder ao processo e ter o direito de se defender.

Há aqueles que acreditam que o ex-presidente só deve ser alvo de uma ordem de prisão após uma condenação pela Justiça. Tanto para membros do Judiciário quanto entre aliados de Bolsonaro, a punição mais provável é a inelegibilidade do ex-capitão.

Vale destacar que Moraes acolheu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para incluir o ex-presidente no inquérito que investiga a autoria intelectual dos atos terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link