Moraes desbloqueia contas de empresários golpistas alvos da PF

Atualizado em 15 de setembro de 2022 às 12:52
Os oito empresários bolsonaristas alvos da PF: Afrânio Barreira Filho, Ivan Wrobel, José Isaac Peres, José Koury, Luiz André Tissot, Marco Aurélio Raymundo, Meyer Joseph Nigri, e Luciano Hang

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta quinta-feira (15), o desbloqueio das contas bancárias dos empresários bolsonaristas que defenderam um golpe de Estado, em um grupo de WhatsApp, caso o ex-presidente Lula (PT) vença as eleições deste ano.

Moraes destaca em sua decisão que a medida foi tomada “diante da possibilidade de utilização de recursos para o financiamento de atos ilícitos e antidemocráticos”, mas entende que ela já não é mais necessária.

“Em razão da passagem do feriado de 7/9/2022 e da efetivação do afastamento dos sigilos bancários dos investigados, medida que possibilitará o aprofundamento da investigação e verificação de eventual financiamento de atos criminosos, não configura-se mais necessária a manutenção do bloqueio dos ativos financeiros das pessoas nominadas”, diz o ministro.

O desbloqueio foi comemorado pelo principal empresário bolsonarista envolvido no caso, o dono das lojas Havan, Luciano Hang. Ele disse que Alexandre foi “sensato”.

“Fico feliz com a decisão sensata do ministro, já que não fizemos nada de errado. Como tenho dito, criaram uma obra de ficção e ele foi levado ao erro”, disse Hang em nota.

Reveladas pelo jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, as mensagens dos golpistas embasaram as ações judiciais e um pedido de investigação da Polícia Federal. Na decisão de autorização das buscas, Moraes disse não haver dúvidas da “possibilidade de atentados contra a democracia e o Estado de Direito”.

Foram alvos da ação, além de Luciano Hang, os empresários Afrânio Barreira Filho (Coco Bambu); Ivan Wrobel (W3 Engenharia); José Isaac Peres (Multiplan); José Koury (Barra World); Luiz André Tissot (Sierra); Marco Aurélio Raymundo (Mormaii); e Meyer Joseph Nigri (Tecnisa).