Moraes determina urgência para preencher vaga no TRE-PR e julgamento de Moro pode ser acelerado

Atualizado em 22 de janeiro de 2024 às 21:40
Sergio Moro com os braços cruzados e expressão séria, olhando para o lado
O ex-juiz Sergio Moro – Reprodução/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou celeridade na publicação do edital para preenchimento de uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Essa decisão visa acelerar o processo de nomeação e evitar possíveis atrasos no julgamento do senador Sérgio Moro (União-PR).

O TRE-PR está atualmente analisando duas ações de investigação que podem resultar na cassação do mandato do ex-juiz. Uma delas foi protocolada pela federação PT/PV/PCdoB, enquanto a outra pelo PL do Paraná. Segundo informações da CartaCapital, o PL prevê que o julgamento iniciará em fevereiro de 2024, no início das atividades judiciárias deste ano.

No entanto, o regimento interno estipula que decisões em casos que possam levar à cassação de registro ou perda de diplomas só podem ser tomadas com a presença de todos os membros do tribunal.

O mandato de Thiago Paiva dos Santos, representante da classe dos advogados, encerra-se nesta terça-feira (23). Quatro dias depois, os dois substitutos da mesma classe, José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior, também deixarão seus cargos.

O TRE-PR já encaminhou uma lista tríplice ao TSE, aguardando aprovação. Em seguida, caberá ao presidente Lula (PT) nomear o sucessor de Thiago Paiva. Para seguir o cronograma proposto pelo PL, tanto o TSE quanto Lula precisarão agir com rapidez.

Alexandre de Moraes de cabeça baixa lendo papéis
Moraes assinou despacho no último sábado (20) – Reprodução/Agência Brasil

No despacho assinado por Moraes no último sábado (20), durante o plantão do Poder Judiciário, ele determina: “Nos termos do art. 17 do RITSE, publique-se, com urgência, o edital de que trata o art. 25, § 3º, do Código Eleitoral”.

A lista tríplice para o TRE-PR será publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira. Em teoria, Moraes poderá pautar a votação no TSE no início de fevereiro, com os seguintes nomes:

  • Roberto Aurichio Junior, especializado em Direito e Processo Penal Aplicados;
  • José Rodrigo Sade, com experiência no setor Contencioso Estratégico;
  • Graciane Aparecida do Valle Lemos, ex-juíza substituta do TRE-PR.

No dia 14 de dezembro, a Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná solicitou o acolhimento parcial das ações, buscando a cassação do mandato de Moro por abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. O ex-juiz refuta todas as acusações, enquanto o Ministério Público argumenta que o pleito foi comprometido pelo excessivo emprego de recursos financeiros no período pré-eleitoral.

Para o MP, “a lisura e a legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu o de campanha eleitoral, porquanto aplicou-se monta que, por todos os parâmetros objetivos que se possam adotar, excedem em muito os limites do razoável”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link