Moraes diz que ninguém deixou de votar; PT pede prorrogação do horário

Atualizado em 30 de outubro de 2022 às 17:02
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse neste domingo (30) que nenhum eleitor foi impedido de votar por causa de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que o prejuízo foi apenas o atraso dos eleitores. O magistrado afirmou que as operações serão investigadas mas que não vai prorrogar o horário de votação em nenhum lugar do país.

A coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pede ao TSE que o horário de votação no Nordeste seja prorrogado. A campanha de Lula acredita que as operações PRF teriam prejudicado a candidatura do petista, que teve a maior porcentagem de votos concentrada no Nordeste no primeiro turno.

“O prejuízo que causou aos eleitores, eventualmente, foi o atraso. Mas volto a dizer, nenhum ônibus voltou à origem. Todos votaram”, disse Moraes.

A PRF descumpriu a ordem judicial do presidente da corte eleitoral de não realizar operações que envolvam o transporte público de passageiros. Segundo Moraes, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, argumentou que as operações se baseavam no código de trânsito. Vasques esteve no TSE no início da tarde de hoje.

Moraes afirmou que todas as operações foram suspensas na tarde deste domingo e que a votação termina às 17h, “como programado”. “Foram casos em que nenhum eleitor voltou para a sua casa. Eles votaram”, disse.

De acordo com os números internos, obtidos pela Folha de S.Paulo, a PRF já realizou 514 ações de fiscalização contra ônibus até as 12h35 de hoje.

As abordagens no segundo turno já é 70% maior do que o que foi registrado na primeira etapa do pleito, no dia 2 de outubro. Dados mostram que houve ao menos 82 abordagens somente a ônibus em Alagoas neste domingo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link