Moraes manda PF ouvir Valdemar Costa Neto sobre minuta golpista em até cinco dias

Atualizado em 31 de janeiro de 2023 às 20:36
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (31) que a Polícia Federal (PF) tome o depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre minutas golpistas em até cinco dias.

Recentemente, em entrevista ao jornal O Globo, Valdemar afirmou que integrantes e interlocutores do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas similares à “minuta do golpe”, encontrada pela PF na residência do ex-secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

“Diante das informações prestadas e da necessidade de maiores esclarecimentos, defiro o requerimento e determino à Polícia Federal que proceda à oitiva de Valdemar Costa Neto, no prazo máximo de 5 (cinco) dias. Ciência à Procuradoria-Geral da República. Publique-se. Brasília, 31 de janeiro de 2023”, afirmou o ministro.

Segundo Moraes, as declarações de Valdemar “devem ser esclarecidas no contexto mais amplo desta investigação”: “Notadamente no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos artigos 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal”.

Mais cedo, em ofício enviado ao STF, a PF pediu autorização para tomar o depoimento do presidente do PL. “Por tratar-se de Inquérito Policial em trâmite no Supremo Tribunal Federal, submeto a Vossa Excelência para deliberação quanto autorização para se realizar a oitiva do Sr. Valdemar Costa Neto em relação aos fatos apurados na presente investigação”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link