Moraes vota para inocentar réu do 8/1 pela primeira vez

Atualizado em 8 de março de 2024 às 12:24
O ministro Alexandre de Moraes. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para absolver um réu pelo ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023. Essa é a primeira vez que o magistrado, relator das ações, se manifesta para inocentar um acusado no episódio.

O acusado é Geraldo Filipe da Silva, homem que estava em situação da rua na ocasião e alegou que se aproximou dos terroristas “por pura curiosidade”. Sua defesa afirmou que ele foi confundido com um “infiltrado petista” e que ele teria sido espancado se não fosse a intervenção da polícia.

O acusado foi preso em flagrante no dia 8 de janeiro e ficou detido por quase 11 meses, sendo solto provisoriamente em novembro do ano passado após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que disse que não existiam provas contra ele.

Moraes concordou com a PGR e afirmou que há “dúvida razoável” se Geraldo participou e colaborou voluntariamente com a invasão da Praça dos Três Poderes. Ele é acusado de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O magistrado votou para condenar os outros 14 acusados da leva de Geraldo. Ele se manifestou a favor de penas que vão de 11 a 17 anos de prisão aos outros réus.

Até o momento, o Supremo já condenou 116 envolvidos no ataque terrorista. Eles estão sendo julgados em lotes desde setembro do ano passado. No caso de Gerado e os outros 14 réus, Moraes foi o único a votar e os demais magistrados têm até a próxima segunda (15) para se manifestar em julgamento virtual.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link