VÍDEO: Em entrevista a Bial, Moro ataca Lula

Atualizado em 17 de novembro de 2021 às 9:06
Pedro Bial e Sergio Moro
Pedro Bial e Sergio Moro. Foto: Reprodução

Em entrevista a ao “Conversa com Bial”, na TV Globo, Sergio Moro atacou Lula. Ele negou ter “uma questão pessoal” contra o ex-presidente e diz que apensar cumpriu seu “papel como juiz, aplicando a lei”.

“O que nós vimos foi que durante o governo do ex-presidente nós tivemos os maiores escândalos de corrupção da história”, disse. Cita o mensalão e o petrolão e diz: “Isso não é mito, não é ficção, tem as provas nos processos”, afirma.

Ele diz que a anulação das condenações do presidente não significam que ele foi absolvido. Cita mudanças na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirma: “Não há uma absolvição de mérito. Não é uma decisão do Supremo dizendo ‘essas pessoas são inocentes'”. A tese já foi amplamente refutada.

Reclama ainda que a sociedade tem um “apego excessivo ao formalismo e tecnicismo”.

Leia também:

1 – O que diz Alckmin nos bastidores sobre ser vice do petista

2 – Zambelli é condenada em definitivo a indenizar Tom Zé e Wisnik

3 – Governo Bolsonaro cortou questões do Enem

Moro culpa Fux

Questionado sobre a anulação das provas, Moro disse que “houve mudanças na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal” e culpou Luiz Fux.

“Nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal proferiu algumas decisões que enfraqueceram o combate à corrupção”. Cita o fim da prisão após condenação em segunda instância e a transferência de casos de corrupção da Justiça Federal para a Justiça Eleitoral”.

Para ele, as mudanças na jurisprudência da Corte acabam “confrontando o sentimento de justiça, com criminosos sendo soltos”.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link