Moro conversou com réu durante 1 hora enquanto era juiz, diz PF

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 16:25
Tony Garcia e Sergio Moro. Foto: Reprodução

Em 2005, o ex-juiz e atualmente senador Sergio Moro (União-PR) conversou por cerca de uma hora com o ex-deputado e empresário Tony Garcia, à época réu. O então magistrado era responsável pelos processos penais contra ele. A informação é da GloboNews.

A ligação ocorreu no dia 5 de abril de 2005, entre 11h e 12h. Segundo um relatório da Polícia Federal, o empresário reclamou que estava entregando diversas provas contra autoridades importantes e o juiz estava indiciando apenas “bagrinhos”.

Em resposta, Moro diz que o acordo firmado entre eles previa sua condenação independente do resultado obtido. Tony Garcia foi condenado a seis anos de reclusão, pena que foi posteriormente transformada em seis meses de serviços comunitários.

O ex-deputado acusa Moro de usá-lo para investigar desembargadores, juízes e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por meio de um acordo de colaboração premiada. Segundo ele, o ex-juiz corroborou uma delação que previa, como contrapartida, grampear, monitorar e levantar provas contra outros magistrados.

Os documentos estavam sob sigilo na 13ª Vara de Curitiba, onde Moro atuou como juiz, e foram enviados neste mês ao Supremo Tribunal Federal (STF). Garcia só obteve acesso formal aos termos do acordo quando o juiz Eduardo Appio liberou o acesso aos arquivos, que estavam escondidos há quase 20 anos.

O objetivo do delator é usar os termos para anular todos os efeitos da ação contra ele. Nos documentos, há registros de diversas conversas telefônicas que mostram Moro cobrando entregar de tarefas estabelecidas no acordo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link