Moro e Alvarez & Marsal podem ser enquadrados pela Receita Federal após divulgação de contrato

Atualizado em 30 de janeiro de 2022 às 15:35
A imagem do Moro
O ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Foto: Eduardo Matysiak/AFP

Ao dar detalhes de sua relação com a consultoria Alvarez & Marsal, o ex-juiz Sergio Moro abriu o espaço para questionamentos da Receita Federal.

LEIA MAIS:

1 – Gleisi detona Estadão, apoio ao golpe e ‘escolha difícil’: “Brasil não esquecerá”

2 – CNJ vai analisar provas de delações contra Bretas; Saiba quais

3 – Centrão começa a abandonar Bolsonaro e manda recado: “Queremos Lula”

Moro pode ser questionado

O ex-juiz pode ser questionado sobre a maneira como seus rendimentos foram pagos nos meses em que trabalhou para os americanos, antes de entrar na corrida presidencial.

Ele recebeu a maior parte do dinheiro no Brasil, por meio de uma empresa de consultoria que criou após deixar o governo Jair Bolsonaro (PL).

Isso permitiu que o ex-juiz recolhesse menos impostos e livrou a Alvarez & Marsal de encargos que precisaria pagar se o tivesse contratado como funcionário.

Ele e seus ex-empregadores dizem ter agido de acordo com a legislação brasileira, mas especialistas consultados afirmam que eles podem ter problemas se a fiscalização da Receita Federal entender que o objetivo da contratação de Moro como pessoa jurídica foi pagar menos tributos no Brasil.

Ex-juiz deixou a Alvarez & Marsal em novembro para se filiar ao Podemos e se lançar candidato a presidente. Alvo de uma investigação do Tribunal de Contas da União, que ele considera abusiva, ele divulgou seus ganhos para tentar afastar desconfianças que cercam sua relação com a empresa.

TCU abriu investigação sobre o ex-juiz e a Alvarez & Marsal para examinar suspeitas de conflito de interesse. Moro foi responsável pelas ações da Operação Lava Jato, e a empresa hoje administra processos de recuperação judicial da Odebrecht e de outras empresas atingidas pelas investigações. Essas informações são da Folha de S.Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link