Destaques

Moro não pode pedir desculpas pelo que disse não ter dito. Por Helena Chagas

Publicado em Os Divergentes

Sérgio Moro. Foto: AFP

POR HELENA CHAGAS

Ou bem o ministro Sérgio Moro pede desculpas – “escusas”, como costuma dizer – pelo conteúdo de conversas ofensivas com pessoal da Lava Jato, como fez no caso dos “tontos” do MBL, ou diz que elas foram adulteradas e não valem nada. As duas coisas não dá. Estão cada vez menos convincentes os argumentos do ex-juiz de que as mensagens hackeadas podem não ser verdadeiras, mas que, se forem, não mostrariam “nada demais” em seu conteúdo.

A entrada de outros veículos de comunicação na divulgação das conversas obtidas pelo The Intercept, como o Blog do Reinaldo Azevedo, na BandNews, e a Folha de S.Paulo, deu força ao escândalo, que havia começado a esfriar com a ida de Moro à CCJ do Senado.

Foi uma trégua curta, pois no fim de semana a Folha trouxe, junto com novos diálogos mostrando a proximidade do então juiz com o procurador Deltan Dallagnol, quase uma confirmação da autenticidade do material. A Folha informou não ter identificado nele qualquer traço de adulteração e confirmou ter encontrado íntegras, em meio ao conteúdo recebido, mensagens trocadas por seus próprios repórteres com integrantes da Lava Jato na época.

Esses arranhões na narrativa de Moro – que, no mínimo, vai ter que se decidir entre contestar a veracidade do material ou dizer que ele não coloca em risco sua imparcialidade – podem explicar sua decisão de não comparecer, nesta quarta-feira, à CCJ da Câmara, conforme havia prometido, e ainda viajar aos Estados Unidos.

Sair de cena pode ser uma alternativa para quem sabe que novas conversas virão à tona e, sobretudo, para quem quer aparentar distância da Segunda Turma do STF, que amanhã pode decidir se concede o habeas corpus pedido pela defesa de Lula – ou adiar a decisão, como parece provável.

Moro sabe que, em nenhuma hipótese, o voto de Minerva do decano Celso de Mello virá no sentido de anular a condenação ao ex-presidente e desmontar a Lava Jato. Mas não existe a mesma certeza em relação a uma possível decisão de ofício de libertar o ex-presidente, ou mesmo passar sua prisão para o regime domiciliar, até que seja esclarecida a autenticidade das mensagens e avaliado se elas comprometem a imparcialidade do ex-juiz.

Ainda que o julgamento venha a ser adiado para agosto ou depois, dando ao STJ a chance de, antes disso, dar ao ex-presidente um regime aberto em função da redução de sua pena, Moro e a torcida do Flamengo sabem que trata-se de uma questão de tempo. O caso Vaza-Jato abriu um flanco na operação mãe e arranhou seus protagonistas de forma irreversível.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

54 segundos ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

46 minutos ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

54 minutos ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

2 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

3 horas ago

Paulo Nogueira Batista Jr: “Governo Lula pode ter cara de terceira via em 2026”

Economista, escritor e autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém” (Leya,…

3 horas ago