Quem é o Affonso Celso Pastore, o “Posto Ipiranga” de Sergio Moro

Atualizado em 16 de novembro de 2021 às 20:23
Affonso Celso Pastoro Posto Ipiranga de Moro
Sergio Moro revelou quem é o seu Posto Ipiranga

O “Posto Ipiranga” de Sergio Moro, Affonso Celso Pastore. nasceu em São Paulo, em 1939. Em 1961, se formou em economia Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Tornou-se doutor em economia ao terminar o doutorado na mesma universidade, em 1969.

Em 1966, foi assessor do secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Antônio Delfim Neto, na gestão do governador Laudo Natel. No ano seguinte, virou ministro da Fazenda.

Entre 1967 e 1973, integrou a assessoria conjunta dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Em 1968, fez parte da delegação do governo brasileiro na reunião do FMI, em Washington.

Na década de 1970, coordenou o grupo de pesquisas do IPEA e assumiu a coordenação de pesquisa do IPE. Também participou da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Ele fez parte das atividades ligadas ao National Bureau of Economic Research.

Chegou a trabalhar fora do país e assessorou o Uruguai em projetos de políticas de estabilização e balanço de pagamentos. Ainda trabalhou no board of trustees do International Research Institute (IFRI).

Em março de 1979, foi convidado pelo governador José Maria Marin para ser secretário dos Negócios da Fazenda de São Paulo. Também fez parte do conselho técnico do Instituto de Economia Gastão Vidigal, em 1980. No ano seguinte, se  tornou membro do conselho consultivo da Associação Brasileira das Indústrias Elétricas e Eletrônicas.

Em 1983, não quis responder pelo estouro no orçamento do estado por conta dos gastos da Paulipetro. Ele atribiu a responsabilidade ao então secretário da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Osvaldo Palma. Deixou a Secretaria da Fazenda em março.

Leia mais:

1 – Governo Bolsonaro cria gasto milionário para alugar carros de luxo

2 – VÍDEO: Bolsonaro faz discurso idiota puxando o saco do ditador do Bahrein

3 – Ex-ministro, Weintraub detona Exército e cria nova teoria da conspiração

Guru de Moro foi presidente do Banco Central

Em agosto de 1983, o ministro da Fazenda, Ernâni Galveias, convidou o guru de Sergio Moro para ser presidente do Banco Central. Ao tomar posse, não quis fazer medidas de choque. Seu objetivo era seguir as diretrizes dos compromissos firmados com o FMI. Também projetou crescimento negativo do PIB para os anos seguintes.

Ele assumiu o cargo diante de forte crise da dívida externa, culpa da opção de crescimento com endividamento feito na década de 1970. E que piorou no choque do petróleo, em 1979.

Em março de 1985, deixou a presidência do Banco Central. Foi o último presidente da instituição da Ditadura Militar do Brasil. Ao longo da sua carreira, tornou-se uma figura poderosa apenas no período em que os militares comandaram o país.

Ele obteve sucesso na iniciativa privada, escrevendo livros.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link