Moro enfim admite que queria o STF em livro com revelações contra Bolsonaro

Atualizado em 30 de novembro de 2021 às 7:46
Veja Moro
Sergio Moro. Foto: Evaristo Sa / AFP

Sergio Moro anuncia hoje um livro memórias “Contra o Sistema da Corrupção” (editora Sextante/Primeira Pessoa, R$ 49,90 a versão impressa e R$ 29,99 o ebook, 288 páginas). O lançamento será em 2 de dezembro e a revista Veja teve acesso antecipado ao conteúdo e conversou com o próprio.

LEIA MAIS:

1 – Alckmin prevê Doria isolado em 2022

2 – Lula e Alckmin se encontram pela primeira vez para discutir eleições de 2022

3 – Essencial do DCM: Viúva do criador do perfil Coronel Siqueira fala ao DCM

Moro fala de STF

Pela primeira vez, ele admite que errou ao aceitar se tornar ministro da Justiça de Bolsonaro. Ele diz que sabia antes do perfil misógino e homofóbico do presidente, mas se frustrou “pela sequência de boicotes à pauta anticorrupção”, pelo surgimento do caso Queiroz e pela aliança com parlamentares corruptos.

“Mais de 57 milhões de brasileiros escolheram o presidente e havia uma esperança de que poderia dar certo. [Pensar que] vamos ajudar o país, vamos construir algo melhor é algo que mexe com a sua alma. Teria dado certo se eu tivesse tido o apoio do Planalto”.

Ele diz que sempre cultivou o desejo de ser escolhido ministro do STF e chegou a ser aconselhado por amigos a estabelecer a nomeação à Corte como pré-requisito para entrar no governo.

O ex-ministro disse que rejeitou o aconselhamento e afirmou que foi “ingênuo” ao acreditar que sua indicação viria “naturalmente” se desempenhasse um bom trabalho no ministério.

Já desiludido com Bolsonaro, declarou que “se o meu objetivo fosse uma cadeira no STF, bastava ter concordado com a troca [na Polícia Federal] e permanecer no governo, dizendo ‘amém’ a todas as iniciativas do presidente”.

“Eu havia deixado o governo por perceber a real falta de comprometimento de Bolsonaro com a agenda anticorrupção e, mais do que isso, pela constante sabotagem às iniciativas do Ministério da Justiça”.

O ex-juiz participou de uma reunião com o presidente para tentar demovê-lo de atacar cotidianamente o então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Naquele mesmo dia o ministro do STF Gilmar Mendes,  com quem Bolsonaro se consulta esporadicamente, havia aconselhado o presidente a unificar as ações de enfrentamento à covid para evitar uma enxurrada de ações judiciais.

Nessa reunião, o que Moro não sabe é que Mendes teceu duras críticas à suposta inação do Ministério da Justiça na coordenação de políticas públicas relacionadas à crise sanitária. Ao se encontrar com Bolsonaro, Moro recebeu uma estocada do chefe.

“O Moro que me perdoe, mas são ministros como o Gilmar Mendes que resolvem as coisas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link