Mortes em enchentes no RS chegam a 66 e número supera tragédia de 2023

Atualizado em 5 de maio de 2024 às 10:35
Vista aérea das ruas do bairro de Navegantes, em Porto Alegre (RS). Foto: Carlos Fabal/AFP

O Rio Grande do Sul registrou na manhã deste domingo (5) 66 mortes em decorrências das fortes chuvas que atingem o estado gaúcho desde o início da semana, segundo o governo estadual.

O número de óbitos já superou o total da última tragédia ambiental no estado, em setembro do ano passado, quando 54 pessoas morreram.

De acordo com o boletim divulgado pelo governo gaúcho, 101 pessoas estão desaparecidas e 155 feridos. Além disso, seis mortes estão sendo investigadas para determinar se, de fato, foram causadas pelas chuvas.

A Defesa Civil informou que 332 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 707.190 pessoas. Ao todo, há 15.192 pessoas em abrigos e 80.573 desalojados, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.

Até a noite de sábado (4), ainda segundo a Defesa Civil, mais de um milhão de imóveis estavam sem abastecimento de água, fornecido pela empresa Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), e 418 mil domicílios sem energia elétrica.

Os temporais também afetaram os serviços de telefonia. Segundo a TIM, 63 municípios estão sem serviços de telefonia e internet. O problema também atinge a Vivo (18 cidades) e a Claro (53 municípios).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link