Mortos no litoral de SP chegam a 13 e mais um PM é baleado em operação

Atualizado em 1 de agosto de 2023 às 14:09
Secretário de Segurança Guilherme Derrite acompanha operação na Baixada Santista com comandante da PM e da Polícia Civil de SP. Foto: Reprodução/Twitter

O número de pessoas mortas na Baixada Santista desde o começo da Operação Escudo chegou a 13 nesta terça (27), segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A ação da Polícia Militar, que teve início após a morte do soldado da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) Patrick Bastos Reis, foi estendida para a cidade de Santos. A informação é da Folha de S.Paulo.

Segundo policiais, um cabo da PM foi baleado com um tiro de fuzil por três criminosos na manhã de hoje em Santos. Eles também relatam que ao menos um suspeito foi morto durante um confronto na nova operação. A SSP diz que a ação tem o objetivo de combater o tráfico de drogas e já prendeu 32 suspeitos, além de apreender 20,3 quilos de drogas e 11 armas.

A sala de imprensa da PM confirmou que um segundo policial foi baleado. De acordo com a corporação, ele foi atingido no bairro Chico de Paula e foi socorrido, mas não foram dados detalhes sobre seu estado de saúde e em qual parte do corpo ocorreu o disparo.

Moradores do morro São Bento relataram que viaturas da polícia subiram em alta velocidade por volta das 6h15, indicando que a ação começou logo após o agente ser baleado.

O Governo de São Paulo afirmou que todas as 13 mortes são investigadas pela Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Santos e pela Polícia Militar. As imagens das câmeras corporais dos agentes serão incluídas nos inquéritos em curso e serão disponibilizadas para o Ministério Público, para o Poder Judiciário e para a Corregedoria da PM.

A Operação Escudo teve início após Patrick Bastos ser morto e outro agente ficar ferido em ataque na comunidade Vila Zilda, em Guarujá. A ação foi criada para encontrar os responsáveis pelo episódio e há relatos de tortura e ameaças na região.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link