Mourão quer ser governador do Rio, mas impõe condição

Atualizado em 28 de setembro de 2021 às 10:09
Mourão em discurso
Mourão quer ser candidato a governador do Rio – Foto: Divulgação

Mourão ficou animado com a possibilidade de ser candidato a governador do Rio. Em reunião com seu partido, o PRTB, o vice-presidente, no entanto, foi cauteloso e impôs uma condição. Ele só aceitará se lançar, caso esse critério se cumpra nos próximos meses.

O membro das Forças Armadas gostou do projeto do PRTB de lançar seu nome e lhe dar liberdade de trabalho. Porém, ele se sente confortável no papel de vice e acredita que, na hora H, Bolsonaro não o abandonará. Por isso, ele só troca o cargo com a certeza de vitória.

Embora cravar a vitória seja difícil, em conversas com membros do diretório estadual do PRTB, o possível candidato mandou pistas. Para ele, é possível antecipar o cenário eleitoral nas pesquisas, diferente do que acredita Bolsonaro. Por isso, Mourão autorizou que a sigla coloque o nome dele nas futuras sondagens.

Leia mais:

1 – Haddad: ‘Banqueiros querem um Bolsonaro com verniz. Na falta, vão de Bolsonaro mesmo’

2 – Operação da PF prende prefeito bolsonarista do PSDB no Espírito Santo

3 – Flávio articula ida de Jair Bolsonaro ao PTB e causa mal-estar no partido

Mourão candidato a governador do Rio

A condição para oficializar sua candidatura, no entanto, está na mesa. Mourão só será candidato ao governo do Rio se aparecer como líder nas pesquisas. Assim mesmo, no plural. Em conversas com interlocutores, ele garante que só aceita o desafio se liderar mais de uma pesquisa.

Para o vice-presidente, só faz sentido trocar o que ele chama de ‘melhor cargo do mundo’, por uma empreitada certa. Por isso, ele avisou o PRTB, não será candidato a governador se aparecer em terceiro ou mesmo em segundo. Só a liderança interessa.

As eleições no Rio

A tarefa do PRTB não será nada fácil porque as pesquisas mostram um cenário bastante claro no Rio, neste momento. Marcelo Freixo (PSB) lidera a corrida eleitoral e é seguido pelo atual governador Cláudio Castro. Ambos acima dos 20% nos cenários testados.

Desse jeito, é difícil imaginar que Mourão possa surgir como líder das pesquisas nos próximos meses. Mesmo assim, segundo o DCM apurou, o clima é de otimismo no diretório estadual da sigla.