Governador do Piauí repudia ataques de bolsonaristas contra assentamento do MST

Atualizado em 2 de novembro de 2021 às 22:10
governador piaui mst
Governador do Piauí se posicionou sobre o ataque que o assentamento do MST sofreu

O presidente do consórcio de governadores do Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que o ataque ao assentamento do MST na cidade de Prado foi uma barbárie. O atentado ocorreu no último domingo (31) na cidade da Bahia.

“O povo nordestino, assim como toda a solidária população brasileira, repudia a violência e a intolerância contra as e os trabalhadores do campo e da cidade. Lutaremos contra os retrocessos vividos por dignidade aos nossos trabalhadores rurais”, diz trecho da nota.

O MST usou as redes sociais no domingo (31) para denunciar uma ação armada feita por grupo bolonaristas contra famílias do campo na Bahia. Os bandidos queimaram ônibus e veículos, além de depredarem casas e manterem trabalhadores reféns.

“Famílias Sem Terra do Assentamento Fabio Henrique, no município do Prado (BA), foram surpreendidas por mais de 20 homens encapuzados. E fortemente armados. O grupo armado atirou em direção aos trabalhadores que estavam reunidos no momento em uma assembleia”, relatou a organização.

De acordo com o órgão, dois ônibus foram queimados e imóveis foram depredadas. Três carros de passeio foram atingidos por disparos. Foi um verdadeiro caos que ocorreu na vida dessas famílias.

O MST também explicou que alguns trabalhadores foram reféns durante o ataque. O objetivo dos bandidos era encontrar lideranças locais. “Durante o atentado vários trabalhadores foram perseguidos e tiveram que adentrar em meio da plantação de eucalipto, circunvizinha ao assentamento”, diz o MST.

“O atentado faz parte de uma ação coordenada, com apoio de grupos bolsonaristas a nível local e nacional, que financiam e recrutam milicianos, com objetivo específico de atacar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”, explicou.

Um boletim de ocorrência foi registrado. A Secretaria de Segurança Publica da Bahia garantiu que vai acompanhar os fatos. Alguns dos envolvidos já foram identificados e eles frequentam o Casarão Brasil de Teixeira de Freitas (BA). O local é usado para bolsonaristas articularem e propagar fake news.

Leia mais:

1 – Bolsonaristas transformam Telegram na ‘casa da tia do zap’

2 – Galo diz que matéria sobre ele não saiu na Piauí por pressão do iFood

3 – Inês Brasil diz que se arrepende de ter apoiado Bolsonaro

Confira a nota na íntegra do Wellington Dias sobre o atentado contra assentamento do MST

Na manhã deste domingo, dia 31, o Brasil reviveu seus piores dias, momentos de barbárie e crueldade. No município do Prado, sul da Bahia, vinte homens armados fizeram trabalhadores rurais reféns, incendiaram dois ônibus, além de realizarem diversos disparos de armas de fogo contra carros e casas no Assentamento Fabio Henrique – local onde agricultores rurais cuidam da terra e produzem alimentos saudáveis.

Numa clara ação de terrorismo, trabalhadores tiveram armas de fogo apontadas para suas cabeças, viram dois ônibus dos agricultores serem incendiados e a depredação de suas casas.

O povo nordestino, assim como toda a solidária população brasileira, repudia a violência e a intolerância contra as e os trabalhadores do campo e da cidade. Lutaremos contra os retrocessos vividos por dignidade aos nossos trabalhadores rurais. Nossa solidariedade ao MST e às famílias atingidas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.