Acampamento do MST é invadido por homens armados no Ceará

Atualizado em 12 de setembro de 2021 às 10:59

Na manhã de sexta-feira, 10, o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Zé Maria do Tomé, localizado no município de Limoeiro do Norte, a 202,5 quilômetros de Fortaleza, foi invadido por homens armados que estariam no local capturando imagens através de um equipamento de drone.

LEIA MAIS:

1 – Corretora de imóveis acionada por débito no IPTU, vice de Mamãe Falei em 2018 quer conselho do Ibirapuera

2 – MBL é espancado nas redes no dia de seu protesto

Agressão ao MST

Após serem questionados pela presença, os homens iniciaram disparos de arma de fogo em direção aos acampados e fugiram do local em uma caminhonete. Na fuga, um motoqueiro que se dirigia ao acampamento acabou sendo atropelado pelo veículo em que os homens estavam. Os suspeitos pela ação ainda não foram identificados.

Em nota, a SSPDS informou que apura as circunstâncias da possível invasão. “A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, apura as circunstância de uma possível invasão no acampamento. Segundo informações preliminares, os trabalhadores que estavam no local, observaram que estavam sendo filmados, e ao questionar a ação, alguns suspeitos se evadiram do local. A PC-CE reitera a importância das vítimas registrarem o Boletim de Ocorrência (B.O) para subsidiar nas investigações”.

Nas redes sociais, o deputado estadual Elmano de Freitas (PT) publicou uma nota de solidariedade ao acampamento. “Fica aqui nosso total repúdio e o compromisso de solicitar a imediata investigação do caso por parte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com a adoção das devidas providências”, disse. Ainda no texto, o deputado destacou: “Nesse grave momento político e econômico, onde trabalhadores(as) do campo e da cidade são duramente atingidos pela retirada de direitos trabalhistas e sociais, mais uma vez, reafirmamos nosso total engajamento na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da reforma agrária!”.

Acampamento Zé Maria do Tomé tem mais de 100 famílias, com ocupação desde maio de 2014. Com a produção agrícola no local, o acampamento abastece a feira cultural da Reforma Agrária que acontece no segundo sábado de cada mês no Centro de Formação Frei Humberto, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. No Ceará, o MST está presente em mais de 60 municípios em todas as cinco macrorregiões do Estado. São mais de 200 assentamentos federais e estaduais, 17 acampamentos rurais e comunas urbanas, conforme o Movimento.

Com informações do jornal O Povo.

O acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Zé Maria do Tomé fica localizado no município de Limoeiro do Norte, a 202,5 quilômetros de Fortaleza(foto: Reprodução/Instagram)