Mudança na PGR deve causar mais problemas para Bolsonaro na Justiça

Atualizado em 27 de agosto de 2023 às 12:13
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Sérgio Lima

Na investigação contra o ex-presidente pela Polícia Federal (PF), outros supostos crimes cometidos por Jair Bolsonaro (PL) podem ter novos desdobramentos a partir de setembro, quando haverá uma troca do procurador-geral da República (PGR). O inquérito, que está focado na alegada interferência de Bolsonaro na PF, completou três anos em abril e foi rejeitado pelo atual PGR, Augusto Aras, que solicitou o arquivamento do caso. Especula-se que, com um novo procurador escolhido por Lula, as investigações possam avançar, segundo Ricardo Noblat, do Metrópoles.

A investigação começou em abril de 2020, após a demissão do então ministro da Justiça, Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil no Paraná, que acusou Bolsonaro de tentar interferir na PF para obter informações privilegiadas e favorecer filhos e aliados. O inquérito está sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro de 2022, Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, apresentou um pedido de arquivamento ao ministro Alexandre de Moraes, alegando falta de elementos para imputar crimes a Bolsonaro.

A possibilidade de uma troca no comando da Procuradoria-Geral da República abre caminho para uma nova análise sobre o caso, pois não haveria obstáculos originados do Ministério Público. O desejo é que o presidente Lula não reconduza Augusto Aras ao cargo, embora as chances disso acontecer existam, mesmo que sejam consideradas pequenas. A expectativa é que Lula escolha o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, como favorito, mas outros nomes, como Antonio Carlos Bigonha e Mário Bonsaglia, também estão na corrida.

Relembre quando Bolsonaro admitiu que iria interferir na Polícia Federal em 2020: 

Enquanto isso, após a recente operação da Polícia Federal que envolveu Bolsonaro, até a cúpula das Forças Armadas enxerga a prisão como destino provável para o ex-presidente. A avaliação é que sua prisão não afetaria as Forças Armadas nem mobilizaria a reserva militar.

O apoio a Bolsonaro diminuiu conforme surgiram provas relacionando-o e outros militares à compra e venda ilegal de joias recebidas da ditadura saudita durante sua gestão.

Além disso, uma nova linha de investigação foi aberta pela Polícia Federal a respeito das propriedades do ex-presidente fora do Brasil. Com a colaboração do FBI, as autoridades estão analisando a compra de imóveis nos EUA, especificamente nos estados de Nova Jersey e Flórida, em nome de pessoas ligadas a Bolsonaro. Há suspeitas de que esses imóveis sejam, na verdade, propriedade do ex-presidente e façam parte de um esquema de ocultação de patrimônio. Um corretor também foi identificado como intermediário em uma das transações imobiliárias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link