VÍDEO: Mujica critica a “péssima conduta do governo brasileiro na Amazônia”

Atualizado em 18 de setembro de 2021 às 16:06
Mujica – Foto: Reprodução

Em sua vídeocoluna na DW, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica diz que Europa simplesmente aceita “ficar encurralada” ao não usar seu peso e selar parcerias na América Latina. Enquanto isso, afirma o ex-presidente uruguaio,  a China põe em prática uma estratégia mais ampla.

“Todos sabemos que, atualmente, a principal potência mundial, pelo tamanho de sua economia, pelo seu peso social, se chama República Popular da China, que tem uma estratégia que olha para longe, cujos capitais estão chegando aos portos do Mediterrâneo. E nos perguntamos: neste mundo, o polo que a Europa deveria significar tem um sentido relativo de equilíbrio. Por um lado, o desafio americano, com um continente de terra prometida como o Canadá, com um populoso México às suas costas. Por que a Europa não pensa em direção a uma comunidade atlântica?”.

Leia também

1- 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro pode dar golpe, diz Datafolha

2- VÍDEO: Escritório de Vivi Reis é invadido em Belém e deputada fala em crime político

Critica ao governo brasileiro

Mujica ainda criticou a “péssima conduta do governo brasileiro na Amazônia”.

“Por que a Europa, vinte anos inúteis de negociação, por um relativo com o Mercosul, não se atreve a dar o passo? E esgrime argumentos muito sérios, que contam, que vale, que têm um valor incomensurável, que se chama Floresta Amazônica, e a péssima conduta do governo brasileiro que tem sobre esse assunto?”, questionou.

Confira abaixo: