Mulheres acusam inspirador de filme divulgado pela extrema-direita de abuso sexual

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 1:55
Tim Ballard, o inspirador do filme “Som da Liberdade”. Business Wire

Tim Ballard, o homem que serviu de inspiração para o filme “Som da Liberdade,” enfrenta novas acusações de abuso feitas por um grupo de mulheres anônimas que trabalharam na Operation Underground Railroad (OUR), organização que ele fundou. As informações foram divulgadas pela Rolling Stone.

Em um comunicado recente divulgado pela advogada Suzette Rasmussen na quinta-feira, as mulheres anônimas expressaram seu compromisso em combater o tráfico humano e alegaram ter sofrido “assédio sexual, manipulação espiritual, aliciamento e má conduta sexual” enquanto trabalhavam para a organização.

No comunicado, as mulheres afirmaram: “Embora valorizemos nossa privacidade enquanto trabalhamos para reconstruir nossas vidas, também sentimos a responsabilidade de falar e afirmar categoricamente que essas alegações são verdadeiras.”

Elas reconheceram os riscos envolvidos em desafiar alguém tão proeminente quanto Tim Ballard, mas optaram por permanecer anônimas por enquanto.

Suzette Rasmussen, advogada das supostas vítimas de Tim Ballard. Kristin Murphy, Deseret News

Tim, que recentemente renunciou ao seu cargo na organização em meio a acusações de má conduta sexual, negou publicamente as acusações, chamando-as de “falsas invenções projetadas para me destruir e prejudicar o movimento que construímos para acabar com o tráfico e exploração de crianças vulneráveis.”

Apesar de sua renúncia, as alegações continuam a surgir. Sete mulheres relataram à Vice que Tim fez avanços indesejados, pediu que fingissem ser sua esposa em viagens ao exterior, compartilhassem a mesma cama e tomassem banho com ele.

Ele também teria enviado uma foto de si mesmo em roupa íntima para uma das mulheres, perguntando o que ela estava fazendo para salvar as crianças.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, à qual Ballard pertence, condenou suas ações como “moralmente inaceitáveis,” conforme relatado pela Vice.

O filme “Som da Liberdade,” produzido pelo estúdio americano Angel Studios, foi o filme que mais vendeu ingressos no Brasil no último fim de semana, chegando ao número de 240.000 poltronas. Grupos de extrema-direita e igrejas evangélicas têm adquirido entradas e distribuído gratuitamente, o que nem sempre reverte em salas cheias, mas garante a alta arrecadação que a película vem alcançando.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link