Museu do Holocausto sobre Adriana Dias: ‘Ícone da luta antifascista no Brasil’

Atualizado em 29 de janeiro de 2023 às 18:22
A antropóloga Adriana Dias. (Imagem: Reprodução)

O Museu do Holocausto de Curitiba divulgou uma nota de pesar pela morte da antropóloga Adriana Dias. Leia na íntegra abaixo: 

É com profundo pesar que o Museu do Holocausto de Curitiba comunica o falecimento da antropóloga e ativista Adriana Dias Z”L, aos 52 anos, em São Paulo (SP).

Mestre e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Campinas, Adriana foi um ícone da luta antifascista no Brasil. Uma das pioneiras na pesquisa sobre o neonazismo no Brasil, ela foi responsável pelo maior mapeamento desses grupos no país. Sua pesquisa deu visibilidade e alertou constantemente sobre o crescimento de células neonazistas no Brasil. Por 15 anos, Adriana etnografou as redes neonazistas, com destaque para seu uso político na internet.

A pesquisadora foi também um dos maiores nomes do país na área de doenças raras e na militância pela pessoa com deficiência. Sua luta incansável incluía ainda a desconstrução, no debate público, de falas equivocadas sobre aborto e eugenia. Ao todo, Adriana prestou um serviço inestimável para a democracia e para o povo brasileiro.

Nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos da Adriana. Sua história de coragem e de dedicação nunca será esquecida.

 Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link