analise

“Nada fizemos de secreto”, diz arcebispo de Manaus sobre espionagem do governo ao Sínodo da Amazônia

Foto: reprodução

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO PORTAL  DO CIMI

Por Dom Sérgio Eduardo Castriani

Fiquei surpreso ao saber que a Igreja Católica em Manaus está sob suspeita de estar preparando uma ofensiva contra o governo no Sínodo que vai acontecer em outubro. Ao que tudo indica, as reuniões preparatórias que aconteceram na nossa cidade foram monitoradas pelos órgãos de informação. A minha primeira reação foi de estranheza, pois nada fizemos de secreto. Centenas de textos de trabalho foram distribuídas.

O que levou a esta suspeita? Tudo indica que é o medo de críticas e de oposição. Além disto, atribuir a preparação do Sínodo a uma orientação política da Igreja Católica mostra que a Igreja é pouco compreendida. Faço parte da Comissão da Amazônia da CNBB que foi constituída para fazer com que a Igreja no Brasil se solidarizasse com a Igreja na Amazônia, ao mesmo tempo, sendo desta região no conjunto da Igreja.

Sei quanto este Sínodo está sendo um sinal de esperança para o nosso povo, sobretudo aqueles que nunca são ouvidos. Vi e testemunhei o encontro de bispos com ribeirinhos e comunidades indígenas. Assisti a reuniões de jovens que puderam se expressar livremente sobre temas antes vistos como tabus em rodas de conversa e escutas que se multiplicaram por todo o território panamazônico.

A preocupação de todos é a evangelização e a maior demanda é que se pensa na Eucaristia que não pode ser celebrada por falta de ministros. São preocupações que vem de longe. A estas se juntam à preocupação com a Casa Comum, numa Ecologia Integral. E neste aspecto os povos originários têm muito a nos ensinar. Também os ribeirinhos adquiriram a arte de viver e conviver na floresta. Os melhores projetos de desenvolvimento sustentável são os que aliam conhecimento científico e sabedoria popular.

O Sínodo da Amazônia já é um evento bem-sucedido porque já provocou um grande mutirão de participação nas reflexões nunca visto em Sínodos anteriores. É o Povo de Deus que caminha na história e que quer ser ouvido em questões que são vitais para a humanidade.

Questiona-se a competência da Igreja para tratar destes assuntos. Ela está presente na Amazônia desde o início da sua ocupação pelos europeus. Tem um conhecimento da realidade que vem da convivência dos seus ministros com o povo. Os bispos que participarão do Sínodo são pastores atentos à vida do rebanho e agem sem segundas intenções quando defendem seus direitos e denunciam a violação dos mesmos. Os missionários estiveram entre os primeiros a descrever a região e seus habitantes. A Igreja encara com seriedade a sua missão e sempre procurou o melhor para os seus fiéis. Não jogamos para a plateia e nem visamos o dinheiro fácil e abundante que sempre atraíram os olhares cobiçosos para esta região, fonte inesgotável de riquezas.

Nos meus quarenta anos de convivência com os povos da floresta, aprendi mais que ensinei. Aprendi a respeitar a natureza. Não se brinca com ela. As consequências da destruição do meio ambiente são trágicas. Não é só a religião que afirma isto, mas também a ciência. Falar disto não é um atentado contra a soberania nacional, mas é colocar nossa pátria na vanguarda da defesa da vida no planeta.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Quaest: “Lula 3” tem o maior número de projetos aprovados no Congresso desde 1994

Na tarde desta terça-feira (30), Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, usou sua…

7 horas ago

EUA: polícia invade Universidade de Columbia e prende manifestantes pró-Palestina 

Na noite desta terça-feira, a Polícia de Nova York entrou na Universidade Columbia para remover…

7 horas ago

1º de maio: Ministro do Trabalho exalta criação de vagas e aumento do salário mínimo

No Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho,…

8 horas ago

Deputados trumpistas farão sessão sobre “democracia brasileira” no Congresso dos EUA

Na próxima semana, o Congresso norte-americano realizará uma audiência para discutir uma suposta crise da…

8 horas ago

Lula: Bolsonaro “gastou US$ 60 bilhões” para se manter no poder e “tentou dar golpe”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar na manhã desta terça-feira…

9 horas ago

TSE suspende julgamento de Jorge Seif para que novas provas sejam produzidas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou, nesta terça-feira (30), pela complementação da produção de provas…

9 horas ago