Não é divisão, é diferença. Por Fernando Brito

Atualizado em 12 de setembro de 2021 às 23:46

Não é divisão, é diferença. Esse é o título do texto de Fernando Brito no qual ele avalia as manifestações do Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Leia, abaixo, a íntegra da análise:

“Nem Lula, nem Bolsonaro”.

As faixas, cartazes, bonecos e gritos de manifestantes da dos atos meia-boca de hoje são, para quem quiser ver, onde está a mira dos grupos de direita que foram a lenha que alimentou o caldeirão de onde nos veio a monstruosidade que nos governa.

Só mesmo a recaída da antiga musa da “massa cheirosa”, Eliane Cantanhêde para, diante disso, ainda acusar PT e PSOL de “dividirem” a oposição.

Aguarda-se dela, mais tarde, o comentário sobre a dancinha tipo ilariê do governador de São Paulo como símbolo da seriedade de nossas preocupações com Bolsonaro.

Mas, aos fatos.

Exceto por vaias de um pequeno grupo de integrantes do PCO, nas várias manifestações antibolsonaro, algum cartaz contra Ciro Gomes, ou debochando do MBL, ou criticando Mandetta, ou com qualquer agressão aos “arrependidos” que delas participaram ou desejaram participar?

Leia mais:

1 – Surtado, Tico Santa Cruz nega ter sido “usado” nos atos e diz que não é “otário”

2 – Ciro, PCdoB e Tico Santa Cruz são detonados em ato convocado por eles

3 – A esquerda que foi às manifestações do MBL “apanhou muito”, diz Tabata Amaral

Continue lendo…

Buscaram comparações com as diretas-já, mas alguém pode imaginar a Candelária com um boneco de Tancredo como presidiário ou um “Nem Ulysses, nem Figueiredo”? Até o Quércia, flor difícil de cheirar, era tratado com urbanidade por todos.

Nas diretas, a eleição direta e livre do presidente estava em primeiro lugar, divergências e embates, depois. Não é o que se viu e ceder a estas agressões explícitas e gratuitas seria indigno de quem precisa presidir o Brasil.

A parcela mais politizada do povo brasileiro percebe isso e explica, em grande parte, a baixa adesão aos atos.

Apesar disso, esta baixa adesão vai refrear este tipo de atitude, exceto nos suicidas políticos.

E não por generosidade ou lucidez, mas porque Bolsonaro permanece, apesar dos muxoxos de alguns de seus seguidores, no controle da direita.

Os votos arrependidos não os levarão a lugar algum.

Publicado originalmente no blog do autor

Por Fernando Brito