“Não tem razão do povo me dar 100% de popularidade”, diz Lula sobre queda de aprovação

Atualizado em 11 de março de 2024 às 20:43
O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula afirmou que entende a queda de avaliação de sua gestão, constatada por pesquisas de opinião recentes, e avalia que é impossível ser aprovado por toda a população. Ele ainda diz que o governo está “muito aquém” do que foi prometido durante a campanha eleitoral.

“Eu tenho certeza absoluta que não tem nenhuma razão do povo brasileiro me dar 100% de popularidade porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que prometemos”, afirmou o presidente em entrevista ao SBT News, que vai ao ar na noite desta segunda (11).

Pesquisas feitas pelos institutos Quaest, AtlasIntel e Ipec realizadas na semana passada mostraram que o governo teve uma queda de popularidade nos últimos meses. Para o presidente, no entanto, os levantamentos são apenas “fotografias” e devem ser usados para promover mudanças na gestão.

“A gente tem de entendê-las como uma fotografia em função do momento em que você está vivendo e você utiliza a pesquisa não para ser contra ou para ficar feliz ou muito triste por causa da pesquisa. Você utiliza a pesquisa como instrumento de ação e de mudança da tua estratégia de governo”, completou.

Apesar de queda na aprovação geral, Lula mantém fidelidade de seus eleitores. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Segundo pesquisa Ipec divulgada na sexta (8), a avaliação positiva do governo caiu cinco pontos percentuais desde o último levantamento, realizado em dezembro de 2023. “Ótimo e bom” passou de 38% para 33% no período, enquanto “ruim ou péssimo” foi de 30% para 32% e “regular” de 30% para 33%.

Apesar da queda na aprovação, o presidente ainda é bem avaliado pelos eleitores que votaram nele em 2022. Segundo pesquisa AtlasIntel divulgada na quinta (7), 87% dos eleitores de Lula aprovam seu desempenho pessoal.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link