Narcomilícia evangélica: “Reação de Mendonça joga lenha na fogueira”, diz Reinaldo

Atualizado em 13 de março de 2024 às 18:57
O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça. Foto: Rosinei Coutinho/STF

O jornalista Reinaldo Azevedo afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça “joga lenha na fogueira” ao atacar Gilmar Mendes, seu colega na Corte, por fala sobre a existência de uma “narcomilícia evangélica” no Rio de Janeiro.

“É falso que Gilmar Mendes tenha ligado evangélicos a tráfico. Para evidenciar quão enfronhado está o crime, citou fala de terceiros sobre até uma narcomilícia evangélica. Reação de André Mendonça joga lenha na fogueira”, afirmou Reinaldo Azevedo.

Em seu programa, “O É da Coisa”, na Rádio BandNews FM, Reinaldo afirmou que a declaração de Gilmar é uma “absoluta verdade” e que existem “dados” que comprovam a ligação entre grupos criminosos e igrejas evangélicas.

“Isso existe com a milícia, o PCC, o Comando Vermelho e outros grupos”, afirmou Reinaldo. “Ninguém está perseguindo evangélicos. Existem, sim, pessoas que usam igrejas para lavagem de dinheiro. Não é uma acusação, uma discriminação ou o que quer que seja”, prossegue.

Em entrevista ao programa “Estúdio i”, da GloboNews, o decano do Supremo afirmou que ouviu relatos sobre a existência de um grupo de criminosos que faz parte de uma rede evangélica no Rio de Janeiro.

“Recentemente, [Luís Roberto] Barroso presidiu uma reunião extremamente técnica sobre essa questão, e um dos oradores falou de algo que é raro ouvir: uma narcomilícia evangélica, aparentemente no Rio de Janeiro, onde já se tem um acordo entre narcotraficantes e milicianos pertencentes ou integrados a uma rede evangélica. É algo muito sofisticado”, contou Gilmar.

A fala irritou André Mendonça, que é evangélico. O magistrado divulgou uma nota com um ataque ao colega, dizendo que a fala é “grave, discriminatória e preconceituosa” e defendeu uma investigação sobre o caso narrado por Gilmar.

“Posso afirmar, com muita segurança, que se há uma rede evangélica nesse país, ela é composta por mais de 1/3 da população, a qual se dedica sistematicamente a prevenir a entrada ou retirar pessoas do mundo do crime, em especial aqueles relacionado ao tráfico e uso de drogas, que tanto sofrimento causam às famílias brasileiras”, escreveu.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link