VÍDEO: Neta de Allende é homenageada por militares ao tomar posse no Chile

Atualizado em 15 de março de 2022 às 8:53
Maya Fernández Allende é homenageada por militares no Chile
Neta de Salvador Allende, Maya Fernández é homenageada por militares no Chile

A ministra da Defesa do Chile, Maya Fernández Allende, foi homenageada por militares nesta segunda-feira (14) ao chegar ao prédio da Defesa Nacional, no centro de Santiago. Fernández é neta de Salvador Allende, o presidente chileno que foi derrubado no golpe militar de 1973.

“Honras à Ministra da Defesa Nacional, Maya Fernández Allende!”, grita um dos soldados presentes, antes de iniciar o som de trombetas na entrada da Secretaria de Estado. Esse ato republicano foi muito comentado pela opinião pública, por representar uma reviravolta na história.

O vídeo do momento viralizou nas redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados no Chile. Confira:

Leia mais:

1- Presidente eleito do Chile quer Lula em posse após se livrar de Bolsonaro

2- Bolsonaro dispensa posse de Gabriel Boric no Chile e manda Mourão

3- Lula avisa que não irá ao Chile para a posse de Boric

Maya Fernández no Ministério da Defesa

A nomeação de Fernández Allende como chefe do Ministério da Defesa tem um grande valor simbólico para o Chile. Os constituintes estão elaborando uma nova Carta Magna, que substituirá a imposta após o golpe de 11 de setembro de 1973.

Nesse dia, as Forças Armadas chilenas, comandadas pelo ditador Augusto Pinochet, bombardearam o palácio La Moneda e assassinaram o então presidente, avô da ministra. Em seu novo cargo, ela será responsável pelos três ramos das Forças Armadas.

A trajetória da neta de Allende

Fernández Allende, que até sua nomeação como ministra no governo de Gabriel Boric atuou como deputada pelo Partido Socialista, nasceu em 1971, apenas dois anos antes do golpe contra o governo de seu avô. É filha da médica Beatriz Allende Bussi e do diplomata cubano Luis Fernández Oña.

Ela viveu as primeiras décadas de sua vida no exílio, em Cuba, até que, com o retorno à democracia, voltou ao seu país natal, onde estudou Biologia e depois Medicina Veterinária.

Em 1992 ingressou no Partido Socialista, o mesmo partido ao qual pertencia seu avô materno. Ele também foi uma das primeiras figuras do espaço a promover a virada do PS à esquerda e a aproximação de seu partido com a Frente Ampla.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link