Neta de Mussolini torna-se a vereadora mais bem votada de Roma

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 16:03
Veja a Neta de Mussolini
Rachele Musslini, neta do ditador fascista italiano Benito Mussolini, em foto de data desconhecida; aos 47 anos, a política foi a vereadora mais bem votada de Roma – Ansa/AFP

A neta do ditador fascista italiano Benito Mussolini, Rachele Mussolini (47), foi a candidata mais votada para a Câmara Municipal de Roma nas eleições do último final de semana,. A vitória apareceu com a apuração de 92% das urnas nesta quarta (6).

LEIA MAIS:

1 – Mundo pode enfrentar crise global nos próximos meses devido a aumento do custo de energia

2 – Baker McKenzie: como o maior escritório de advocacia dos EUA leva a riqueza global para paraísos fiscais

3 – Relatório inédito revela pelo menos 216 mil vítimas de pedofilia da Igreja Católica na França desde 1950

Quem é a neta de Mussolini?

Ela é membra do partido de ultradireita Irmãos da Itália e obteve mais de 8.200 votos, multiplicando por ao menos 12 a votação que recebeu em 2016, quando obteve seu primeiro mandato como vereadora.

Rachele é filha do músico de jazz Romano Mussolini, e tem o mesmo prenome da avó, Rachele Guidi, mulher do ditador italiano. Ao jornal italiano La Repubblica, a vereadora disse que o resultado se deve a seu trabalho, e não ao sobrenome, que descreveu como “um peso que aprendeu a superar” na infância.

“Na escola costumavam apontar para mim, mas então Rachele apareceu e a pessoa prevaleceu sobre o sobrenome. Tenho muitos amigos na esquerda e tenho certeza que um deles votou em mim”, disse.

Segundo a Folha de S.Paulo, ela também declarou que, na primeira legislatura, desenvolveu relacionamento “excelente” com colegas do Partido Democrata, de centro-esquerda. Na entrevista, ela não quis falar sobre fascismo. “Para lidar com esse assunto, precisaríamos conversar até amanhã de manhã. Prefiro falar de Roma”, disse ela.

Afirmou porém que seu pai sempre se escandalizou com pessoas que o cumprimentavam com a saudação fascista de braço estendido, chegou a usar um pseudônimo no início da carreira e a educou “para a tolerância”.