Netanyahu ignora Biden e diz que vai prosseguir com a invasão de Rafah

Atualizado em 11 de março de 2024 às 12:51
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e afirmou que pretende prosseguir com o plano de invadir Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. O israelense diz que tem apoio de diversos líderes árabes para promover a ofensiva.

O premiê confirmou que vai prosseguir com o plano em entrevista ao conglomerado de mídia Axel Springer, neste domingo (10), após troca de farpas com o líder americano. Biden afirmou que Netanyahu “mais prejudicava do que ajudava Israel” e avaliou que a invasão de Rafah representava “uma linha vermelha”.

“Ele tem o direito de defender Israel, o direito de continuar perseguindo o Hamas, mas ele precisa prestar mais atenção às vidas inocentes que estão sendo perdidas como consequência das ações tomadas”, afirmou o presidente americano à emissora MSNBC.

Em resposta, Netanyahu afirmou que o objetivo dos ataques a Rafah seria impedir um novo “7 de outubro”, data em que membros do Hamas invadiram Israel. Temos de fato uma ‘linha vermelha’. Sabe qual é ela? Que o 7 de Outubro não aconteça de novo, jamais”, afirmou o premiê.

Campo de refugiados palestinos em Rafah. Foto: Bassam Masoud/Reuters

O israelense diz que o Hamas tenta “incendiar a região” de Rafah durante o Ramadã, mês sagrado para o islamismo que teve início neste domingo.

A cidade de Rafah se transformou em um dos últimos refúgios para palestinos em meio à guerra entre Israel e Hamas. A região, que abrigava cerca de 280 mil pessoas antes do conflito, agora concentra mais de 1,5 milhões. Por isso, negociadores do Hamas, do Qatar e do Egito têm tentado negociar um cessar-fogo de 40 dias.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link