Conheça o compositor atacado por Nikolas Ferreira após vídeo ficar sem áudio

Atualizado em 22 de outubro de 2026 às 23:35
Cantor Rubel
Cantor Rubel. Foto: Reprodução

O cantor e compositor Rubel, nascido em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, passou a ser alvo de ataques de Nikolas Ferreira (PL-MG) após a retirada do áudio de um vídeo do deputado. O artista integra a nova MPB, com influências de indie e folk.

Rubel Brisolla mudou-se ainda criança para a capital fluminense e teve uma banda de rock na adolescência. Na carreira solo, lançou os álbuns “Casas”, em 2018, e “As Palavras”, em 2023, ambos indicados ao Grammy Latino.

A música “Grão de Areia”, gravada com Xande de Pilares e participação de Mestrinho, foi usada como trilha instrumental na produção de Nikolas sobre o Nordeste. A Meta confirmou à Folha de S.Paulo que removeu o som por uma reivindicação de direitos autorais, sem identificar quem apresentou o pedido.


O deputado atribuiu a iniciativa a Rubel e afirmou que o cantor acionou a Sony para retirar a trilha. A acusação não foi confirmada pela Meta. Rubel é apoiador declarado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Xande de Pilares esclareceu em nota que, na condição de intérprete, não cabe a ele autorizar o uso da composição em conteúdos digitais. Segundo o cantor, essa decisão pertence aos titulares dos direitos da obra.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior