Destaques

No apagar das luzes, governo Bolsonaro autoriza Defesa a “interpretar a Constituição”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira
Foto: Reprodução/Cristiano Mariz/O Globo

Nesta terça-feira (20), o governo federal divulgou uma nova portaria no Diário Oficial da União (DOU) que autoriza o regimento interno da Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Defesa (MD). O órgão deverá “fixar a interpretação da Constituição”, o que é de interesse do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A portaria normativa, do dia 16 de dezembro de 2022, tem como principal objetivo prestar assessoria e consultoria jurídica ao Ministério da Defesa e aos comandantes das Forças Armadas.

O 1º artigo do regimento interno estabelece que o órgão deve “fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos, a ser uniformemente seguida na área de atuação do Ministério quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União”.

A Consultoria Jurídica é composta por membros da Advocacia-Geral da União (AGU) e subordinada administrativamente ao ministro da Defesa. O atual chefe da pasta é o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A portaria normativa foi assinada pelo advogado Bruno Bianco, chefe da Advogacia-Geral da União, órgão subordinado à Presidência da República. O jurista é membro da União desde 2008, na carreira de procurador federal.

Ainda assim, esse modo de assessoria jurídica não é novidade e já é aplicado em outras pastas, com a mesma finalidade, por exemplo, no Ministério da Cidadania (MDS) e na Educação (MEC).

Segundo o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, o que chama atenção, contudo, são as movimentações que possuem um “tempo perfeito” para a aprovação do regimento interno do órgão junto ao Ministério da Defesa e a saída de Bolsonaro.

O detalhe que dever ser visto com minuciosidade nessa portaria, é que o corpo jurídico passará a exercer oficialmente a função de interpretar a Constituição no mesmo momento em que o presidente  Bolsonaro pensa em acionar as Forças Armadas para tentar anular o resultado das eleições.

Até então, as suas últimas tentativas antidemocráticas do chefe do Executivo pesam sobre o artigo 142 da Constituição. Os aliados do ex-capitão avaliam a publicação no Diário Oficial como uma possível tentativa para um “respaldo legal” caso invoque o artigo 142.

O presidente do PL, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto (PL), tem aconselhado o presidente a mirar na próxima eleição presidencial e desistir de um golpe. O chefe do partido tem resistido às investidas de Bolsonaro para contestar judicialmente a diplomação, e a posse, do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O artigo 142, que não viabiliza a intervenção militar e nem federal, é o dispositivo da Constituição que trata das funções das Forças Armadas. Portanto, a visão do presidente ao considerar possível invocar o 142 é uma compreensão golpista porque o artigo não fala, em momento algum, sobre isso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Kaique Moraes

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

Como o cavalo ‘Caramelo’ foi resgatado de telhado em Canoas (RS)

Na manhã desta quinta-feira (9), uma égua que ficou ilhada em um telhado na cidade…

47 minutos ago

Catástrofe no RS: governo vai antecipar Bolsa Família, auxílio gás e restituição do IR

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou que o governo Lula vai enviar uma Medida Provisória…

48 minutos ago

Evacuação total: entenda o processo que ocorre em Eldorado do Sul (RS)

Eldorado do Sul, cidade na região metropolitana de Porto Alegre, está enfrentando uma situação crítica…

1 hora ago

Meteorologia do RS faz desabafo: ninguém gosta de prever desgraça

O MetSul Meteorologia, empresa meteorológica do Rio Grande do Sul, fez um desabafo nas redes…

2 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Mortes no RS sobem para mais de 100; cavalo “caramelo” é resgatado pelo Exército

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

2 horas ago

Caloteiro: juiz autoriza arrombar casa de Ciro Gomes por dívida não paga

A Justiça de São Paulo autorizou a penhora de bens do ex-governador do Ceará Ciro…

2 horas ago