Destaques

No Chile, a direita ganhou a batalha mas não a guerra. Por Thiago Maresti, de Santiago

Piñera

POR THIAGO MARESTI, de Santiago do Chile

Esses foram os resultados: com 99,82% dos votos válidos contabilizados, Piñera obteve 3.790.397 (54,6%), e Guillier 3.154.713 (45,4%). Se compararmos com o primeiro turno Guillier cresceu mais de 110% (passando de 1.496.560  para  3.160.225 votos), e Piñera cresceu 57% (passando de 2.416.054 para 3.795.896).

A questão primordial a que pretende responder esse artigo é entender em qual direção afinal caminha o Chile e porque a esquerda perdeu.

O primeiro e mais relevante motivo é que, assim como no Brasil, aqui a Imprensa é controlada pela plutocracia e trabalha de mesma maneira.

É desonesta e abusa dos mesmos truques que o brasileiro já conhece, como: “O Chile não pode se transformar um uma Venezuela”. Todas as frase de efeito que conhecemos são ditas muitas vezes — ou “a menudo” como se fala por aqui.

Outro motivo, e não menos importante, é o que diziam os analistas políticos: el gran ganador, la abstención. A abstenção chilena chegou a 51%. O voto voluntário foi instituído em 2012.

Uma investigação do Centro de Estudos Sociais e Opinião Pública reuniu uma mostra de 500 “não votantes”e listou suas razões.

As respostas sugeridas se agrupavam em três modalidades: involuntária (obstáculos práticos e alheios à vontade da pessoas), racional (distância da política sem ter uma postura de confrontação ) e rebelde (não votar como expressão de rejeição ao sistema).

Involuntária

Racional

Rebelde

Trabalhou sem permissão ou tempo para votar

Não se interessa por política

Rejeita a classe política

Inscrito em bairro diferente de onde reside

Não se ve representado por nenhum candidato

Rejeita o sistema politico

Razões econômicas

Desinteresse

Não acredita em nenhum candidato

Não sabia onde votar

Pensa que seu candidato sairá eleito de qualquer maneira.

Assim como no Brasil, o Congresso Nacional Chileno é um órgão bicameral composto por uma Câmara dos Deputados e um Senado. A coalizão Vamos Chile – que agrupa quatro partidos de centro, centro-direita e direita – chegou muito perto de alcançar a maioria.

Assim, se fosse Guillier o eleito, ele teria uma enorme dificuldade para governar. Apoiado somente pelos partidos DC (Democrata Cristiano) e PRO (Partido Progressista), teria que buscar apoio para aprovar seus projetos de continuidade do legado de Michelle Bachelet.

Algumas das medidas de Piñera se parecem, e muito, com as de Michel Temer. Tais medidas afastam o Chile dos padrões internacionais e favorecem uma parcela pequena da população; e todas se justificam com uma proposta de financiamento que consiste em cortes de programas sociais em prol de um suposto crescimento econômico que aconteceria como consequência direta.

1 -Estender a jornada laboral permitindo distribuir as 45 horas em 4 dias da semana

Piñera propõe “modernizar a legislação”. Em outras palavras, se cria a possibilidade de passar a trabalhar de 9h às 11h15, conforme acordo coletivo.

Tal proposta vai contra os ditames de organismos internacionais como a OCDE, que em seu último informe de qualidade de vida adverte que largas jornadas de trabalho causam diversas enfermidades mentais e aumentam a probabilidade acidente vascular cerebral.

2 – Aumentar a contribuição obrigatória para as AFP ( Administradora de Fundo de Pensões ) em 4%

A Previdência surgiu no chile com a lei n. 3.500, em novembro de 1980, e mudou o antigo sistema de aposentadoria, que era um fundo comum onde todos os trabalhadores faziam aportes.

A AFP é um sistema de capitalização individual e há um descontentamento por parte da população quanto às suas pensões, que alcançam em média  40% do salário do trabalhador. A proposta de Piñera é aumentar em 4 pontos a contribuição e seguir sem alterar um sistema que já não funciona.

3. Restabelecer a coparticipação de gasto escolar

Existe aqui uma lei de que permite que pais de alunos possam fazer doações voluntária às instituições de ensino. Esse novo critério permitirá a seleção socioeconômica: os ricos com os ricos, separados dos pobres, segregados com os pobres.

4. Financiamento do programa

O financiamento de seu programa resultaria da possível eliminação de programas sociais relevantes como: Bolsa de Estudantes do Presidente da República, o Programa de Melhoria de Vizinhança e Programa de Prevenção  da Violência abrangente contra as mulheres.

Nas ruas, Santiago discute os retrocessos que Piñera vai impor no que diz respeito às minorias, à imigração e em termos da dignidade da mulher. Já as ideias classe média de direita, que crê copiosamente que será convidada para o clube de golfe no domingo, remetem a um déjà vu brasileiro sem panelas.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

“Será um inverno longo”, diz Haddad sobre combate à extrema-direita

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre o primeiro ano do terceiro mandato do…

5 minutos ago

“Prova de vida”: entenda por que o INSS cortou os benefícios de Fernanda Montenegro

O INSS cortou os benefícios de aposentadoria e pensão por morte de Fernanda Montenegro, atriz…

17 minutos ago

Inteligência dos EUA exime Putin de culpa pela morte de opositor, diz jornal

O The Wall Street Journal informou do último sábado (27), creditando a fontes anônimas ligadas…

1 hora ago

Daniel Silveira: por 11 0, STF nega a progressão de pena a ex-deputado bolsonarista

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade (11 votos a 0) contra o pedido…

2 horas ago

Esquema do PCC de fraude em licitações envolvia entrega de propina em pacotes

O esquema de corrupção em processos de licitação dirigido por dois acusados de fazerem parte…

8 horas ago

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

9 horas ago