Nos EUA, Greenwald chama Moraes de “tirano” e inventa que Bolsonaro ficou inelegível sem ser condenado

Atualizado em 3 de outubro de 2023 às 8:56
Glenn Greenwald no canal Voultainment, do YouTube

Em entrevista a um podcast norte-americano, o jornalista Glenn Greenwald disparou contra Alexandre de Moraes, discorreu sobre a Lava Jato, analisou a eleição de 2022 e mentiu. “A esquerda brasileira já tornou Bolsonaro inelegível sem sequer condená-lo”, disse.

Na verdade, o TSE condenou o ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com a decisão, a Corte o declarou inelegível por oito anos, até 2030.

Greenwald participou de um programa chamado “Sem limites para o que ele fará – Por que Lula é extremamente perigoso para o Brasil” no canal Volutainment, que tem 4,85 milhões de inscritos no Youtube.

“Eles usaram minha reportagem como pretexto para tirar Lula da prisão. Minha reportagem era verdadeira, não tenho culpa se o juiz e os procuradores que acusaram Lula cometeram ilegalidades no processo. Não tenho culpa se Lula ganhou a eleição. Não posso fazer nada se Lula era o único capaz de bater Bolsonaro na urna”, afirmou.

De direita, o Volutainment se define como “a principal fonte de informação, educação e entretenimento centrada nos fundamentos do empreendedorismo e do capitalismo”.

Alguns trechos:

Sobre Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes, presidente do Suprema Corte, é um tirano. Engraçado que a esquerda o criticou quando ele foi nomeado para o STF. Esse cara é assustador e eu uso as redes sociais todo dia para alertar aos meus leitores sobre o risco que ele representa para a democracia brasileira.

Ele quer vir atrás de mim. A razão por que ele não vem é que eu assinei um contrato com o maior jornal do Brasil [a Folha de S.Paulo] para me proteger mais, claro que eu tenho uma plataforma internacional.

Esse cara é um fanático e um monstro que acorda de manhã e bane das redes sociais as pessoas que o criticam ou discordam dele. É um déspota e um fanático que não recebeu um único voto, ele é apenas um dos 11 membros da Suprema Corte, mas ele acha que manda no Brasil. Um podcaster que defendeu a existência de um partido nazista foi banido das redes sociais (Monark).

Quando o establishment pôs Lula na cadeia, eles queriam um cara de centro-direita no poder, para isso tentaram destruir Lula e o PT. Em vez, disso, o resultado foi a eleição de Bolsonaro – justamente o monstro que eles temiam. A classe política e o STF soltaram Lula porque sabiam que ele era o único capaz de vencer Bolsonaro. 

Nunca tive medo de criticar um político ou qualquer figura pública. A única vez que isso passou pela minha cabeça foi quando iniciei uma cruzada pública contra Alexandre de Moraes. Essa pessoa não conhece limites.

Sobre Dilma e os governos petistas

Independentemente da ideologia dele, a biografia de Lula é muito inspiradora. Ele nasceu na mais extrema pobreza, num país onde a pobreza tem um significado diferente dos EUA. Ele tinha oito irmãos e era analfabeto até os 10 anos de idade.

Em 1985, no processo de redemocratização, Lula vira um político de projeção nacional. Ele concorreu em 1989, 1994 e 1998 – perdeu as três porque a elite o considerava muito à esquerda. Em 2002, ele percebeu que precisava moderar o discurso e escolheu um vice-presidente empresário e rico (José Alencar)”.

O crescimento econômico foi tamanho que os ricos ficaram mais ricos e os pobres receberam um pagamento mensal (Bolsa Família) para alimentar seus filhos e sair da extrema pobreza, os filhos dessas pessoas puderam ir para a universidade pela primeira vez na história dessas famílias. Houve muita coisa boa no governo dele”.

Por outro lado, o Brasil nunca deu cabo da corrupção sistêmica herdada da ditadura. Você precisava pagar os deputados para apoiarem o governo. Muitos políticos tinham dinheiro de corrupção no exterior. Parte do governo Lula e do PT estavam envolvidos por estarem na Presidência, comandando o país.

Sobre a Lava Jato

Em 2016-2017, a Operação Lava Jato, maior operação contra a corrupção no Brasil – que é um país bastante corrupto – começou a prender bilionários graúdos. Porém, ela começou a ser politizada – prendia alguns políticos e afetava alguns partidos; protegendo bastante a centro-direita brasileira.

A Lava Jato começou a ficar sob suspeita em 2019, depois de eles terem prendido e condenado Lula – que tinha 20% de vantagem sobre Bolsonaro. Sem Lula na eleição, Bolsonaro foi eleito. Obtive os arquivos que provaram que o processo foi ilegal e com a divulgação dessas conversas do juiz Moro e dos promotores, o processo foi anulado.

Do mesmo jeito que Trump, Bolsonaro alega ter perdido a eleição por uma fraude e ele falou muitas besteiras. “Não gosto da democracia”. “Pinochet deveria ter matado mais comunistas”. Eu via Bolsonaro como uma ameaça durante o mandato dele.

Entretanto, o establishment começou a fazer com Bolsonaro o mesmo que foi feito aqui [com Trump]. A Justiça começou a censurar e prender políticos alinhados a Bolsonaro. Eu virei um franco opositor dessas coisas e comecei a ser visto com bons olhos pelos bolsonaristas e com desconfiança pela esquerda”.

Sobre a “culpa” pela eleição de Lula

Bolsonaro terminou seu mandato como um presidente fraco e Lula será um presidente fraco. O Brasil é comandado pelos deputados do Centrão – uma classe de políticos corruptos que muda de lado conforme recebe dinheiro das emendas parlamentares.

Se você me perguntar se acho Lula corrupto, minha resposta é: quero ver um julgamento justo. Até acho que há evidência de que ele e o PT são parte da corrupção, mas não apoio um julgamento cheio de tramóia como o que foi conduzido por Sergio Moro em 2017.

Alexandre de Moraes no canal Volutainment, dos EUA, com Glenn Greenwald

Contra Bolsonaro, há evidências. Todos os filhos dele estão na política – o filho senador tem uma mansão de R$ 6 milhões e não se sabe de onde vem o dinheiro. Os outros três filhos dele também são congressistas e suas fortunas não tem comprovação de que tenham sido obtidas de forma limpa.

Nem Lula nem Bolsonaro são problema para mim. O problema no Brasil é que a Suprema Corte sequestrou o poder e o regime de censura estabelecido faz os EUA parecerem o bastião da liberdade. Lula e Bolsonaro são avatares, o problema é o Centrão corrupto prejudicar a vida de 90% dos brasileiros.

Não vou defender Lula, nem vou defender Bolsonaro, há uma tremenda polarização. A direita brasileira vê Lula como a esquerda americana vê Trump, a esquerda brasileira quer Bolsonaro na cadeia. A esquerda brasileira já tornou Bolsonaro inelegível sem sequer condená-lo.

Eles usaram minha reportagem como pretexto para tirar Lula da prisão. Minha reportagem era verdadeira, não tenho culpa se o juiz e os procuradores que acusaram Lula cometeram ilegalidades no processo. Não tenho culpa se Lula ganhou a eleição. Não posso fazer nada se Lula era o único capaz de bater Bolsonaro na urna.