Entretenimento

Novela da Globo é acusada de reforçar ideia da “cura gay”

Maura e Selma (Foto: Reprodução/TV Globo)

Do UOL

Em “Segundo Sol”, Selma era casada, mas traía o marido com Maura, que, por sua vez, foi apresentada desde o início como lésbica. Com a morte do marido, Selma assumiu o romance com Maura. As duas foram viver juntas e resolveram ter um filho por inseminação artificial. O doador do sêmen é Ionan, colega de trabalho de Maura. Ele, por sua vez, tem um casamento atribulado com Doralice, por causa do ciúme dela.

Ionan envolve-se cada vez mais com Maura, criando emoções com o bebê que está por vir. A novela vai, aos poucos, formando um casal bonito para conquistar o público, enquanto Selma passa a ser apresentada como uma cônjuge chata e possessiva, como Doralice já era. Está claro no roteiro um direcionamento para o público torcer por Maura e Ionan. Os atores têm química.

Maura e Ionan acabaram se beijando no capítulo de sábado (25/08). Selma, que traía o marido com uma mulher, agora é traída pela esposa, com um homem.

O autor João Emanuel Carneiro mexe em um campo minado. Não há problema em Maura ser bissexual – não tivesse a personagem desde o início sido apresentada como lésbica. Porém, não há problema em uma lésbica se descobrir atraída (sexualmente ou romanticamente) por um homem – não tivesse a trama de Maura se enveredado por questões delicadas para gays e lésbicas, como se assumir perante a família e enfrentar o preconceito – tendo sido Maura, inclusive, expulsa de casa pelo pai homofóbico com o asqueroso discurso machista do “falta um homem para te mostrar o que é bom“.

Há de se levar em consideração a verossimilhança: toda a trama descrita acima é crível e acontece na vida real. E há de se manter a liberdade criativa: por a novela ser uma obra de ficção e pelo direito do autor de expressar-se como lhe aprouver. Porém, existe a questão da responsabilidade social, que está no DNA de toda telenovela brasileira, pelo seu alcance e poder de influência e, assim, por servir de espelho para a sociedade.

Essa trama ainda está em construção. Contudo, até aqui, com a romantização de Ionan, Maura e um bebê, a novela vem reforçando o ideal de família “homem + mulher” e a ideia de “cura gay”. O pior é dar razão ao pai homofóbico de Maura e endossar seu discurso machista e preconceituoso. Vou repetir minha crítica à cura gay que se desenrolava na novela anterior, “O Outro Lado do Paraíso”: não é mimimi de politicamente correto. Trata-se do reforço de estigmatização e preconceito, um desserviço para o país que mais mata LGBTs no mundo.

(…)

DCM Entretenimento

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
DCM Entretenimento

Recent Posts

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

3 minutos ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

2 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

3 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

3 horas ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

3 horas ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

4 horas ago