“Nunca vivi nada tão perigoso”, diz Celso Amorim sobre conflito entre Israel e Hamas

Atualizado em 4 de novembro de 2023 às 18:27
Ex-chanceler Celso Amorim é assessor especial da Presidência — Foto: Agência Brasil

Assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim participa ativamente das negociações do governo Lula com os países do Oriente Médio para tirar os 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza no meio do conflito entre Israel e Hamas. Mas, apesar de estar mais do que acostumado a lidar com cenários de desavenças globais há décadas, ele ressalta: “Nunca vivi nada tão perigoso em termos de alastramento como agora”, em entrevista para Piauí.

Amorim se preocupa com a saída de 34 brasileiros que estão em Gaza. Enquanto, diariamente, diversos estrangeiros são listados para saírem da região por meio de uma passagem pelo Egito, os cidadãos brasileiros são esquecidos pelos governo israelense. Neste sábado (4), por exemplo, o assessor ligou para o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em tom de preocupação pela demora.

Além do conflito de Israel e Hamas

Celso Amorim. Foto: Agência Brasil

No posto de assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Amorim tem o objetivo de dar ao Brasil um papel de destaque nos grandes temas geopolíticos: “A gente não pode representar o Brasil como ele é. A gente tem que representar o Brasil como ele pode ser, como ele deve ser”, afirmou à Piauí. Vale lembrar que Celso Amorim foi ministro das Relações Exteriores de Itamar Franco durante um ano e meio, serviu também como ministro de Lula por oito anos e e tornou-se o chanceler mais longevo da história.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link