O Capitólio de Brasília, finalmente. Por Jeferson Miola

Atualizado em 8 de janeiro de 2023 às 20:00
Golpistas invadem o Palácio do Planalto

Os fascistas cumpriram sua promessa. O Capitólio de Brasília, que há tanto tempo se previa, finalmente aconteceu. E com requintes de gravidade em relação à inspiração original, a invasão do Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021.

Neste 8 de janeiro de 2023, além da sede do Congresso Nacional, terroristas de extrema-direita também invadiram e vandalizaram a sede dos poderes Judiciário e Legislativo. O Palácio do Alvorada só não foi alvejado porque o presidente Lula ainda não reside no local. Caso, no entanto, já residisse lá, correria o risco de ser assassinado.

Existe mais um agravante em relação ao Capitólio original: enquanto nos EUA o comandante do Exército se opôs à tentativa golpista do presidente Donald Trump, aqui no Brasil as cúpulas partidarizadas das Forças Armadas estão diretamente implicadas com o extremismo fascista.

O acampamento no QG do Exército brasileiro, que o ministro Múcio Monteiro, da Defesa, assegurou que “ia se esvair” aos poucos, foi o entreposto logístico das hordas fascistas que ocuparam Brasília.

Lá os terroristas ultimaram os preparativos para os atos criminosos e de lá eles se deslocaram em direção à Praça dos Três Poderes para executar o plano de destruição.

Diante de tantas e de tão eloquentes evidências, como também as presenças de um sargento da Marinha incitando amotinados a assassinarem o presidente Lula e da esposa do general-conspirador Villas Bôas festejada como celebridade no acampamento, é impossível não se reconhecer a cumplicidade das cúpulas das Forças Armadas com este estado de coisas.

Os serviços oficiais de inteligência do governo federal e do DF sabiam dos preparativos dos grupos extremistas que planejavam os atos em Brasília.

A imprensa divulgou amplamente a movimentação de grupos terroristas que se deslocaram a Brasília para reforçar o acampamento na área do QG do Exército e promoverem ataques às instituições.

O ministro da Justiça Flávio Dino convocou a Força Nacional para atuar na Esplanada dos Ministérios entre sábado, 7/1, e segunda-feira, 9/1, com objetivo de garantir a proteção das áreas dos três poderes.

A Força Nacional, integrada pelas polícias civil e militar e pelos bombeiros do DF, sabotou a ordem de impedir os ataques, foi leniente com os atos e cúmplice dos terroristas.

Impressiona a facilidade com que milhares de terroristas se deslocaram livremente pelas avenidas de Brasília, e com idêntica facilidade invadiram os prédios do STF, do Congresso e do Planalto.

Quando da desocupação dos prédios públicos, nenhum bandido foi identificado, menos ainda preso em flagrante, o que é uma grave ofensa à democracia e ao Estado de Direito.

Tudo isso reforça, portanto, a hipótese de sabotagem e de leniência do governo bolsonarista do DF com os atos de terror. É notória e inquestionável a responsabilidade do governo Ibaneis Rocha pela destruição fascista.

O governo federal precisa decretar e executar a intervenção federal no DF [artigo 84 da CF] com o afastamento do governador e buscando cooperação de polícias estaduais de outros Estados para garantir a segurança da capital do país e o funcionamento das instituições.

Em nenhuma hipótese se deve cogitar a convocação de uma GLO – Garantia da Lei e da Ordem, dispositivo executado pelas Forças Armadas. Isso seria tudo o que as cúpulas militares desejariam.

Identificar e punir exemplarmente os terroristas à luz da Lei e da Constituição é vital para a democracia, assim como é imprescindível os financiadores dos terroristas e os agentes públicos que são cúmplices deles.

De igual maneira, é inadiável e urgente se desmantelar imediatamente os ninhos terroristas albergados no QG do Exército e na frente dos quartéis país afora.

O agravamento da violência fascista em Brasília, que tem como epicentro logístico e estratégico o QG do Exército brasileiro, põe à prova as escolhas do governo Lula feitas até agora na questão militar.

Publicado originalmente no blog do Jeferson Miola

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link