O chá da tarde dos pensadores liberais em meio à tragédia. Por Moisés Mendes

Atualizado em 9 de maio de 2024 às 22:56
Fernando Schuler de roupa social preta, olhando pra câmera com expressão séria
Fernando Schuler – Reprodução

O Estadão manteve na capa da versão online, durante toda a quarta-feira, esta chamada para uma conversa com a participação do filósofo existencialista gaúcho Fernando Schuler:

“O que o ‘colapso’ e o ‘renascimento’ da Grécia podem ensinar ao Brasil”

No momento da maior tragédia ambiental brasileira no século 21, uma confraria de liberais se dedica, no chá da tarde, a discutir o colapso da Grécia, fazendo comparações com o déficit fiscal do governo.

A Grécia e o arcabouço fiscal em meio ao desespero dos gaúchos. Tem chá e brioches para toda essa gente de punhos rendados?

Tem brioches para todos os envolvidos com o futebol, principalmente seus comentaristas isentos, a maioria deles silenciosa diante da possiblidade de suspensão do Brasileirão, para que todos os jogadoree, e não só de Grêmio, Inter e Juventude, sejam poupados de jogar num clima geral de morte e destruição?

Tem brioches para comentaristas bolsonaristas de futebol, que fazem declarações chorosas sobre o drama dos gaúchos, mas são incapazes de contrariar seus patrocinadores e defender a paralisação do campeonato?

Tem brioches para todos os que a tragédia expeliu de fossas e esgotos, incluindo os que se omitem para não afrontar os interesses de cartolas e das empresas que os sustentam?

Reprodução do Estadão

AS FAKE NEWS E O FASCISMO

Foi a extrema direita que começou a destruição da Seleção. Os grandes fiascos do futebol brasileiro em Copas foram produzidos por técnicos fascistas.

O bolsonarismo produziu Neymar, o técnico que virou estátua, a direção fascista do Flamengo e todos os negacionistas, racistas e alienados do futebol.

Agora, ficamos sabendo que alguns deles são produtores e disseminadores de fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, incluindo Neymar.

O fascismo destrói tudo o que toca. São mais do que falsos líderes, são criminosos. São do mesmo nível dos saqueadores.

PASSANDO PANO

Uma descoberta fantástica de Merval no título da coluna no Globo:

“Fake news atrapalham socorro no Rio Grande do Sul”

Só isso, dito com a maior candura. As fake news atrapalham o socorro. Não são obra de criminosos. Só atrapalham.

MISTÉRIOS

Esse cavalo no telhado é o Merval Pereira na presidência da Academia Brasileira de Letras. Ninguém sabe como chegou lá e ninguém imagina como tirá-lo dali.

Publicado originalmente no Blog do Moisés Mendes

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link