Categories: Religião

O desserviço que ateus prestam ao ateísmo

Apoiar a quebra de imagens sacras e promover o “desbatismo” não ajudam a causa dos descrentes.

“Desbatismo” na Praça da Sé, em São Paulo

Uma das manifestações que aconteceram durante a visita de Francisco foi organizada pela ATEA, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos. Membros da entidade foram para a frente de algumas igrejas e usaram um secador de cabelos para os voluntários se “desbatizarem”. No final, a pessoa ganhava um certificado de “desbatismo”.

O protesto teve adesão baixa. Não emplacou. Daniel Sottomaior, presidente da ATEA, perdeu uma oportunidade de elevar o nível do debate. Sua bandeira principal era o volume de gastos públicos com a visita de Francisco. Mas, no meio disso, embutiu-se um discurso agressivo e fanático. Ateus não podem gozar de sua descrença de outra maneira? Têm de partir para o enfrentamento? É obrigatório apoiar gente que quebra imagens?

A ATEA chegou a propor um salvo conduto para seus simpatizantes durante a Jornada Mundial da Juventude. O que queriam com isso, não se sabe. Mas ficou a impressão de molecagem. “Respeito os ateus porque vivemos num estado laico e pluralista. Mas fazer o ‘desbatismo’ com secador de cabelo é infantilismo e ridículo”, disse Leonardo Boff.

Sottomaior já se manifestou de maneira estranha em outras ocasiões: “Verdade seja dita: a crucificação de Feliciano (ops…) foi uma enorme injustiça. É verdade, ele é homofóbico de carteirinha, camiseta e diploma, tem posições claramente contrárias aos direitos humanos, deseja interferir nas políticas de saúde pública e quer fazer todos os brasileiros rezarem por sua cartilha religiosa. Quer dizer: é igualzinho ao papa. Feliciano é até mais liberal: apoia o ordenamento de mulheres e o casamento de sacerdotes. A diferença é que ele não torrou centenas de milhões de reais de dinheiro dos contribuintes, nem usa vestido em público.”

Defender Feliciano para atacar a Igreja não ajuda a causa. O papa disse que não cabe a ele julgar os gays (também falou a favor de ateus que fazem o bem). Há uma discussão aí. Quanto ao dinheiro do contribuinte, o pastor deputado sofreu denúncias do uso da máquina pública em seu cargo.

Ninguém é forçado a crer em Jesus, na Virgem Maria ou em milhares de santos. Quem foi ver o papa em Copacabana estava lá de livre e espontânea vontade e, eventualmente, não é um estúpido e nem está queimando bruxas em fogueiras.

Se ateus querem convencer alguém de alguma coisa, um bom começo, talvez, seja descartar o Pensamento Único e estimular a crítica. O grande filósofo Bertrand Russell, ateu, afirmava que quem tinha de provar a existência de Deus eram os crentes, e não os descrentes do contrário. Russell também é autor da máxima: “O grande problema do mundo é que os tolos e fanáticos são cheios de certezas, enquanto os sábios são cheios de dúvidas”.

Que tal propor o diálogo e a dúvida? É irônico que quem esteja fazendo isso, agora, seja um papa.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

DCM Ao Meio-Dia: Ex-diretor da PRF diz que Bolsonaro também deveria estar preso; Madonna e Samara Felippo

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

8 minutos ago

Empresário admirador de Musk patrocina evento com Moraes em Londres

O empresário Alberto Leite, conhecido por sua admiração por Elon Musk, patrocinou um evento em…

40 minutos ago

Dono de Porsche é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

2 horas ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

2 horas ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

2 horas ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

4 horas ago