O Essencial: Chacina com viés eleitoral é a nova onda do bolsonarismo

Atualizado em 25 de maio de 2022 às 21:02

As chacinas agora têm viés eleitoral e são a nova onda do bolsonarismo. Esse é o tema de O Essencial do DCM desta quarta (25). Leandro Fortes faz o giro de notícias e entrevista a especialista em segurança pública Jacqueline Muniz. A moderação será feita por Décio Nogueira.

Nesta terça (24), uma operação policial na Vila Cruzeiro (RJ) deixou 25 mortos. A ação conjunta foi feita pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O presidente usou o episódio para atacar a esquerda brasileira. “Demonizam policiais e suavizam criminosos como se fossem vítimas e não bandidos cruéis”, disse ele.

O presidente usou a chacina para exaltar agentes de segurança e completou dizendo que quem critica forças de segurança deve visitar uma área com a presença do crime organizado fardado como policial.

Seus apoiadores, por sua vez, tentam culpar o Supremo Tribunal Federal (STF) pelas mortes. Alexandre Ramagem, diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), e o secretária da Polícia Militar do Rio de Janeiro atribuem o episódio à Corte. Para eles, o crime organizado cresceu no estado após liminar de Edson Fachin que proibiu operações nas comunidades durante a pandemia de Covid-19.

Veja o Essencial DCM abaixo: