Categories: DestaquesPolítica

O estranho silêncio do “Careca” da Odebrecht. Por Mauro Donato

“Vizinho”

 

Nas planilhas da Odebrecht, nas quais todo mundo tem apelido, Pedro Novis é o ‘vizinho’. A alcunha se deve pelo fato de Novis, ex-presidente da empresa, já ter sido vizinho do ‘careca’ que também consta das listas. Careca é José Serra.

Em seu acordo de delação, Novis afirmou que para a campanha presidencial de Serra em 2010 foram pagos 23 milhões. Isso, obviamente via caixa dois, lá na Suiça, tudo como manda o figurino. Oficialmente, ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a Odebrecht declarou ter feito uma doação dez vezes menor (R$ 2,4 mi).

A ocorrência desse caixa dois já era de conhecimento de todos faz muito tempo, mas agora com o depoimento não só de Pedro Novis mas também do diretor Carlos Armando Paschoal, que era quem fazia a ponte entre a empresa e os políticos, a situação para José Serra ficou ardida.

O ‘careca’ disse que não irá comentar sobre ‘supostos vazamentos de supostas delações’. Curioso como as delações agora são tratadas como suposições, vazamentos, excessos. Há algum tempo eram provas irrefutáveis.

O então candidato à presidente em 2010, ex-ministro e atual chanceler do governo golpista de Michel Temer pode tentar se esquivar de explicações neste primeiro momento em que os dois executivos da empreeiteira afirmam a mesma coisa. Mas a Odebrecht tem outros 78 funcionários que ainda negociam seus termos para delação na Lava Jato.

Oitenta pessoas que conhecem e sabem muito bem das atividades de Marcio Fortes, ex-deputado do PSDB e coordenador político da campanha de Serra naquele ano. A relação com a citação do ‘vizinho’, por exemplo, foi encontrada na casa de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, presidente de Infraestrutura da Odebrecht. Ele já está preso desde fevereiro.

O outro operador para desvio da dinheirama, segundo os executivos, é o empresário Ronaldo Cezar Coelho (exatamente, o irmão do árbitro que comenta futebol na Globo). Coelho foi um dos fundadores do PSDB e é tão ligado a Serra que emprestava seu avião particular para a campanha do tucano. Era considerado o ‘tesoureiro informal’ da campanha, seja lá o que isso quer dizer.

Após assinatura dos acordos para as delações dos funcionários da Odebrecht, o material irá para o STF com fins de receber homologação do ministro Teori Zavascki que, espera-se, tenha pulso firme. Zavascki curvou-se ontem ao ataque histérico de Renan Calheiros e suspendeu a operação Métis da Polícia Federal que investigava um esquema envolvendo agentes policiais legislativos que de tudo faziam para obstruir a Lava Jato.

Em resumo, concordou com Renan que classificou como ‘juizeco de primeira instância’ o juíz Vallisney Oliveira. Aqui um parêntese para outra curiosidade na evolução dos comportamentos. Vallisney é um juíz de primeira instância, assim como Sergio Moro. E sempre foi um espanto o Moro estava fazendo, tocando fogo no circo. Mas Moro tinha as forças golpistas a seu favor, era o salvador da pátria, o paladino da justiça, não importando seus abusos e arbitrariedades. Os alvos eram Dilma, Lula e o PT. Já quando a lama começa a chegar no Senado, no PSDB, no PMDB, um juíz de primeira instância torna-se um ‘juizeco’.

O ninho tucano nunca foi vasculhado como se deve. Será algum dia?

Mauro Donato

Jornalista, escritor e fotógrafo nascido em São Paulo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Mauro Donato

Recent Posts

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

6 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

6 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

7 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

7 horas ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

8 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

9 horas ago