Destaques

O extremismo jurídico no caso da performance do MAM. Por Naiara Moura

A performance no MAM

POR NAIARA MOURA, advogada especialista em Direito Penal e Processual Penal do escritório Fonseca, Iasz & Marçal

A apresentação de Wagner Schwartz na performance “La Bête”, em exposição no MAM de SP, causou polêmica depois do vídeo em que a filha de 4 anos de uma coreógrafa aparece tocando as mãos e os pés do artista. 

Pelo ponto de vista jurídico, tenho visto e ouvido opiniões diferentes, mas percebo que a grande maioria tem se posicionado de maneira extremista ou até fundamentalista.

De um lado, alguns levantam a bandeira da liberdade absoluta de expressão e, de outro, há aqueles que entendam que o ato pode ser enquadrado como crime de estupro de vulnerável (art. 213, § 1º do Código Penal), satisfação de lascívia de outrem (artigo 218-A do mesmo Codex) e, no campo cível, a possibilidade da perda do poder familiar da mãe, que incentivou à participação da filha na performance.

Em conversa com a psicóloga, especialista em adolescência, Janaina Moura, que, aliás, é minha querida irmã, questionei sobre sua opinião do ponto de vista psicossocial e biológico, já que em uma situação como esta, quando dois princípios fundamentais encontram-se em aparente colisão, não é de bom gosto, tampouco adequado, julgarmos qual deve prevalecer sobre o outro, a não ser esmiuçarmos todos os aspectos do caso concreto, ponderar os valores, a situação, as consequências, e somente depois de todo este processo, talvez sejamos aptos a realizar um juízo de valor coerente.

Do ponto de vista psicossocial, Janaina Moura esclareceu que não compete a nós censurarmos o comportamento ou o modo educativo que os pais têm com seus filhos dentro de seus lares. No caso desta família, talvez a nudez seja algo totalmente natural, desprovido de pudor.

Mas, quando se trata de expor a criança a determinadas situações das quais não sabemos como ela irá reagir e como serão suas lembranças sobre as cenas vivenciadas, cabe a nós, enquanto adultos e pertencentes à sociedade e também ao Estado, padronizar o que é ou não adequado, dependendo de cada idade.

A ideia aqui não é adentrar a questão dos limites à liberdade artística, de expressão e intelectual, já que, notadamente, estamos num espaço regido por aspectos sensíveis e subjetivos, como se fosse possível definir o que é o belo.

Entretanto, é dever do Estado e de todos os cidadãos respeitar a lei no que tange à proteção integral da criança e do adolescente, consagrados na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código Civil e Código Penal, além de implementar medidas que visem o crescimento físico e psíquico saudável de cada criança e adolescente.

Por esse raciocínio, creio que o caso não se trata de intenções criminosas, sexuais, pornográficas ou erotização da performance, mas sim de como a exposição de um homem nu, sujeito à manipulações, incentivada pela mãe à interação, pode repercutir internamente na criança, mesmo que tal cena seja desprovida de qualquer cunho erótico/sexual.

A análise pode se dividir em duas partes.

Não falamos sobre censura, mas sim sobre adequação daquilo que com certeza pode e deve ser apreciado por crianças e adolescentes e aquilo que requer um amadurecimento bio-psicológico para ser visto, ouvido, lido. 

A arte é livre e considerada das mais variadas formas por cada sujeito, mas devemos ponderar seu caráter absoluto quando nos deparamos com outros princípios tão importantes quanto, como a manutenção da mente e corpo sadios das crianças e adolescentes para que, quando alcançarem a idade adulta, possam optar livremente por aquilo que irão de fato apreciar.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

60 minutos ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

3 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

3 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

3 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Vocalista do Molejo morre aos 51 anos; aliados de Bolsonaro querem lançar Michelle à Presidência

AO VIVO. Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com a…

3 horas ago

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

4 horas ago