Sem categoria

O fascismo precisa do medo. Por Maringoni

O fascismo precisa do medo. Foto: Reprodução

Publicado no Facebook de Maringoni

NOTAS SOBRE O NEOFASCISMO

Num artigo que escrevi recentemente, tentei arrolar algumas características básicas do fascismo atual – o fascismo liberal – nas disputas sociais. É apenas um esboço em busca de ordenamento e complementação maior..

Podemos definir algumas características básicas do modus operandi do neofascismo, especialmente em sua versão tropical:

1- O fascismo precisa do medo e da insegurança social para crescer. Antes de oferecer certezas, o fascismo -exalta as incertezas sobre o futuro oferecidos pelas variações da democracia liberal;

2- O fascismo se coloca como vertente antipolítica e antissistêmica. Embora tenham proximidade, são fenômenos distintos. A pregação antipolítica exerce um fascínio simplista e infantil sobre a possibilidade da resolução de problemas sociais complexos impulsionados apenas pelo desejo pessoal. A política seria o terreno da trapaça, da sujeira e da desonestidade que precisaria ser superado para que as pessoas de bem vivessem em paz. O pensamento infantilizado é o degrau anterior do pensamento mágico, aquele que nos faz vislumbrar a resolução dos conflitos pelo gesto unilateral de um dos agentes no jogo, pela anulação do outro. O pensamento mágico é a base, assim, da cultura do cancelamento, da pregação religiosa (“Ora que melhora”), que elimina mediações e que acaba por justificar a violência. Assim, o episódio verificado em março de 1922, numa delegacia de Curitiba (PR), em que um pastor “abençoa” uma série de armas colocadas em cima de uma nada tem de antirreligiosa . Ao contrário: temos ali a combinação do pensamento mágico, da cultura do cancelamento e da violência legitimados por uma solução milagrosa.

3- Já os movimentos antissistêmicos miram na desqualificação de formas existentes de representação – sindicatos, entidades de representação, partidos, instituições e eleições. O líder fascista sempre divide a sociedade entre “nós” e “eles”, entre o “povo” e os “exploradores do povo”. O líder fascista é o arauto da cobrança de uma dívida social impagável em defesa dos ressentimentos populares. É a variante concreta da antipolítica;

4- A base do pensamento e da ação fascista é a violência – uma vez que se elide a mediação política para a superação de diferenças – e a necessidade de sempre se colocar na ofensiva. Isso inclui a disputa para impor uma agenda unilateral das dissensões da sociedade. O fascismo não recua, não negocia e apenas avança, em qualquer situação, mudando suas táticas criando sempre agendas novas sem resolver as antigas.

5- Ao impor a sua agenda a sobre todas as demais, o fascismo tem de ser profundamente diversionista e subverter a ordem de prioridades da sociedade. O fascismo só subsiste e cresce gerando ambientes de profunda tensão.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Caroline Saiter

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caroline Saiter

Recent Posts

“Perigo extremo’: RS volta ter temporais com ventos até 90 km/h a partir desta sexta

O Rio Grande do Sul está sob um aviso de "perigo extremo" devido à previsão…

10 minutos ago

Tragédia no RS atinge 1,7 milhão de pessoas e mais de 395 mil ficam desabrigados

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise sem precedentes após uma série de temporais…

24 minutos ago

Brazão nomeou parentes de milicianos na Alerj para garantir influência, diz PGR

Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), é acusado pela Procuradoria Geral…

38 minutos ago

Mulheres que moram em McDonald’s no Rio já foram rés por difamação e agressão

Bruna Muratori, de 31 anos, e sua mãe, Susane Muratori, de 64, têm sido destaque…

7 horas ago

O chá da tarde dos pensadores liberais em meio à tragédia. Por Moisés Mendes

O Estadão manteve na capa da versão online, durante toda a quarta-feira, esta chamada para…

9 horas ago

Múcio admite possibilidade de GLO no RS, mas impõe condição; saiba qual

Em declarações recentes, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou a viabilidade da utilização…

9 horas ago