Destaques

O incêndio na Cinemateca é a imagem síntese de um país que queima, em plena destruição. Por Eryk Rocha

Incêndio na Cinemateca

Por Eryk Rocha, cineasta e documentarista brasileiro

É preciso entender do que estamos falando. Não se trata de descaso nem de desgoverno. Bolsonaro e seu governo não são loucos nem psicopatas. O plano é muito mais consciente e estratégico. Se trata de um projeto político de estado que não tem vergonha de existir. Um governo que atua como máquina de guerra, violenta, eficaz e vitoriosa até o momento. Trata-se de um governo de extermínio e destruição.

Estamos submersos numa guerra cultural. Estão em curso muitas lutas e massacres simultâneos. Contra os povos originários, contra o cinema, contra a arte, contra os pobres, contra as favelas, contra a educação, contra a Amazônia, e muitos outros contras! Mas a favor de quem? Estamos diante de um massacre histórico! Aliás assim foi projetado o Brasil desde que se chama Brasil. O projeto escravocrata de uma espécie que assassina a mesma e outras espécies.

O fogo que queimou e destruiu parte da Cinemateca é a imagem síntese de um país que queima, em plena destruição. Essa destruição é uma política do estado-mercado.

Essa destruição está ligada também a desintegração da Ancine e das políticas públicas do Audiovisual que precarizou a vida de milhares de trabalhadores. Esta ligada a destruição da memória e da história “não oficial” que o cinema construiu ao longo de mais de um século. Está ligada a interrupção na criação de novas imagens e linguagens que sonham um outro país.

Está ligada a algo muito maior que é a submissão desse governo as elites do atraso, ao grande império e as grandes corporações e latifúndios. Não é incompreensão ou simplesmente desamor ou ignorância pelo cinema e pela cultura. Estamos falando de uma guerra Geopolítica entre impérios e do papel central e estratégico que o Brasil, o Cinema e o Audiovisual jogam dentro dessa disputa econômica/ comercial planetária.

Que papel joga o cinema e outras formas de imagem no mundo contemporâneo? O cinema sempre foi e hoje é (com suas múltiplas e infinitas telas!) mais do que nunca uma máquina de guerra! Estamos na era da expansão das grandes monoculturas da comunicação e do achatamento do pensamento.

A destruição da Cinemateca brasileira não está ligada a uma memória do passado, mas sim à memória como construção do futuro, pois nos faz lembrar quem somos e de onde viemos, e sobretudo o que podemos ser! Que imagens e sons queremos inventar como “povos”!

Com todos os riscos hoje não temos alternativas, a mobilização e a ocupação das ruas precisa ser urgente, diária, constante, combativa, inventiva, explosiva, surprendente, de todos os campos e multidões dos povos brasileiros. É preciso imaginação e luta política. Essa é a nossa força coletiva, e nesse momento nossa única chance de frear e derrubar esse governo genocida da morte!

Vamos relançar o teatro, a música, os tambores nas ruas! Vamos relançar as câmeras nas ruas! Cinema cinema cinema!

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Dono de Mercedes que tirava racha, matou 2 e deixou bebê paraplégico vive impune

O acidente na Rodovia Imigrantes, em 2018, deixou um rastro de destruição e dor para…

9 minutos ago

Com mensagem do Papa e visitas de Lula, RS registra 78 mortos após tragédia

O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes, com 78 mortos e 105…

49 minutos ago

Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS

O Governo Federal reconheceu calamidade pública em 336 municípios do Rio Grande do Sul devido…

1 hora ago

Contrariando evidências, motorista do Porsche diz que só bebeu água antes de acidente

Cerca de sete horas antes de ter sua prisão preventiva decretada, Fernando Sastre Filho revelou…

2 horas ago

Sexo oral, masturbação e beijo gay: as polêmicas do show de Madonna

O show da ícone pop Madonna na praia de Cobacabana, no Rio de Janeiro, na…

9 horas ago

Porto Alegre entra em alerta de ‘inundação severa’ e mortes chegam 78 no RS

Porto Alegre está em estado de alerta devido à iminência de "inundação severa", conforme comunicado…

11 horas ago