Categories: Esporte

O movimento Bom Senso FC marcou um golaço: finalmente apontou a Globo como principal adversária

 

O Bom Senso FC, formado por jogadores descontentes, principalmente, com o calendário do futebol brasileiro, marcou um golaço na quarta passada. Nomeou, pela primeira vez de forma clara e cristalina, quem é seu grande adversário. Depois da vitória do São Paulo sobre o Flamengo por 2 a 0, Rogério Ceni falou o que faltava ser falado.

“Por que a Globo não pode ter jogo de segunda-feira? Futebol para o país, dá audiência todo dia. Os atletas se predispõem a ajudar, a jogar. Só não pode jogar quarta, domingo, quarta, domingo. Podemos desmembrar uma rodada no fim de semana. Campeonato Paulista não pode ter 23 rodadas. Isso não é encrenca, chama-se bom senso, que dá nome ao movimento. E não é nada político. Se tiver algo político nesse movimento um dia, eu sou o primeiro a ir embora”.

Noves fora a bobagem de dizer que o movimento não é político (não precisa ter partido para ser político), Ceni foi para cima de quem manda realmente no futebol brasileiro. O monopólio da Globo é responsável pelo horário estúpido das partidas, pelo calendário atrelado à sua programação e tem enorme parcela de culpa pelos estádios vazios.

O diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, respondeu. No UOL, chamou de “muito estranho” o que Ceni disse. “Não faz sentido”, afirmou, transferindo a responsabilidade de uma posição oficial para a Central Globo de Comunicações. Até agora, nada.

O zagueiro pé de boi Paulo André afirmou que uma das inspirações para o Bom Senso foram as manifestações que tomaram o Brasil. Como para o pessoal nas ruas, a Globo é um alvo óbvio pelo tamanho e o poder que tem. É claro que o protesto de Ceni foi citado de maneira comedida pela emissora. No site do Globo Esporte, entra como um detalhe. Sem nenhuma explicação, como era de se esperar.

Segundo alguns comentaristas, a Globo teria cedido com relação a não ter mais jogos em janeiro. Mas ela não estaria de acordo com o limite de sete embates por mês, uma das demandas do Bom Senso.

O fato de você estar acostumado com uma situação maluca não significa que ela não seja maluca. O futebol brasileiro é gerido, na prática, não pela entidade que o representa, mas por um canal de TV. O meia Alex foi preciso quando apontou, ainda em agosto, que a CBF cuida apenas da seleção brasileira. “Quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo. A gente sabe que a Globo trabalha na dependência da novela. A gente brinca aqui no Coritiba que os jogos de quarta-feira só rolam depois do último beijo da novela”, disse.

Faz todo o sentido. Que tipo de represália poderia haver? Bem, jamais saberemos. Uma coisa é certa: o futebol pode prescindir de qualquer coisa, menos dos 22 marmanjos chutando a bola. Os atletas do Bom Senso FC estão fazendo bonito ao apontar o dedo para quem realmente manda, e não apenas para a empresa chefiada por um pamonha chamado Marín.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

1 hora ago

Show da Madonna leva 1,6 milhão Copacabana (RJ), diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para Copacabana…

2 horas ago

Lula volta ao RS neste domingo para acompanhar áreas afetadas pela chuva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto com o presidente do Congresso Nacional,…

2 horas ago

Cazuza, Renato Russo e mais: Madonna homenageia artistas mortos pela AIDS

Durante sua apresentação na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado…

10 horas ago

Uma figura fora de esquadro. Por Moisés Mendes

Eduardo Leite é, na história da política gaúcha, uma das figuras públicas mais deslocadas do…

11 horas ago

Número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega 55

O saldo de vítimas fatais das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul…

12 horas ago