Destaques

O que é a Super Terça, o evento mais importante das prévias das eleições nos EUA

Bernie Sanders. Foto: JEWEL SAMAD/AFP

Publicado originalmente no Brasil de Fato

A eleição que determinará o novo presidente americano acontecerá somente em novembro. Porém, a corrida para determinar o morador da Casa Branca a partir de março de 2021 já começou. Nesta terça (3), ocorre o primeiro grande evento da disputa eleitoral, a Super Terça, um dos dias mais tradicionais do calendário político dos EUA.

Os republicanos farão figuração na Super Terça, pois já está praticamente definida a candidatura de Donal Trump à reeleição. Os cinco pré-candidatos democratas que restaram na disputa são os senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, o ex vice-presidente Joe Biden, o ex-prefeito de Nova York Mike Bloomberg e a congressista havaina Tulsi Gabbard.

A Super Terça deste ano ocorrerá em 14 estados e na Samoa Americana, território estadunidense no Pacífico. Ao todo, 1.357 delegados, de um total de 4.750, votarão durante todo o dia. Para ser confirmado como candidato do partido, o democrata precisa angariar 1.991 votos. Ou seja, pouco mais de 25% dos votos são definidos durante o evento.

O tamanho da Super Terça pode ser notado ao ver os movimentos da candidatura de Bloomberg, por exemplo, que abdicou de participar das prévias nos primeiros quatro estados e investiu U$$ 300 milhões em campanha para esta terça-feira.

Sigam o Bernie

As quatro prévias que ocorreram até agora, nos estados de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, confirmaram a liderança de Bernie Sanders, que aparece com 28,8% dos votos, de acordo com levantamento feito pelos democratas. Logo atrás, vem Joe Biden, com 16,7%.

Sanders e Warren compõem a ala progressista do partido. Bloomberg e Biden pertencem ao campo moderado. O último, saiu fortalecido do final de semana, após vencer com 48% as prévias da Carolina do Sul e receber o apoio da senadora Amy Klobichar, que desistiu da corrida diante das derrotas.

As pesquisas indicam que Sanders deve vencer a Super Terça e se consolidar como principal nome dos democratas para enfrentar Donal Trump nas eleições americanas. O pré-candidato, que se apresenta como “socialista democrático” é apontado como vencedor nos dois principais estados em disputa no evento, Texas e Califórina.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa, diz relatório

O Brasil melhorou sua posição no ranking mundial da liberdade de imprensa, subindo dez posições…

1 minuto ago

Políticas sociais mudam cabeça do povo? Por Frei Betto

Por Frei Betto Minha resposta à pergunta acima é não. Em setenta anos de União…

2 horas ago

RS soma mais de 100 mortes com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrentou, em menos de um ano, quatro desastres climáticos, com…

3 horas ago

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

3 horas ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

4 horas ago

Lula recebe primeiro-ministro do Japão nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o primeiro-ministro do Japão,…

4 horas ago