O que são NFT’s e como eles estão transformando o mercado digital

Atualizado em 3 de maio de 2022 às 16:11

Nft, Non Fungible Token, Blockchain, Crypto, Technology

SSL é uma sigla que há tempos está em alta no mundo dos negócios digitais. E motivos para isso não faltam, pois a sigla vem do conceito de certificado de segurança SSL e tem a ver com a proteção dos dados de um site ou loja virtual.

Ele é tão importante que as melhores empresas de serviço de hospedagem de site da atualidade proporcionam esse recurso. Um exemplo disso é o certificado SSL da Hostinger (https://www.hostinger.com.br/certificado-ssl).

Outra sigla que vem ganhando protagonismo – e trazendo várias transformações no mercado digital – é a NFT. As NFTs estão alterando o modo como pensamos e encaramos a produção artística, a cultura pop, a produção de conteúdo e a gestão de empresas. 

Além do mais, as NFTs, assim como o certificado SSL fazem parte de um grande universo digital que envolve vários aspectos como a segurança digital. Sendo assim, confira esse artigo e fique por dentro dos principais conceitos e recursos relacionados com as NFTs.

Saiba o que é NFT

 

O fenômeno das NFT’s começou a fazer barulho em 2014 e hoje em dia essa tecnologia está cada vez mais presente no mercado digital. O termo NFT vem da sigla em inglês Non-fungible token, que em português pode ser traduzido por Token não fungível.

Sendo assim, o NFT consiste em um ativo não fungível que pode representar objetos e conteúdos do mundo real, como, por exemplo: 

  • Obras de arte
  • Produtos audiovisuais
  • Games
  • GIFs

Esses ativos podem ser negociados no ambiente online, frequentemente por meio de moedas digitais. 

Em outras palavras, para obter uma melhor compreensão do que é NFT é entender melhor o que é um ativo não fungível e um fungível. Sendo assim, um ativo não fungível é algo único, diferenciado. 

Nesse caso, uma nota de dez reais é um bem fungível, ou seja, ela pode ser substituída por outra de igual valor. Por outro lado, um bem artístico é algo não fungível, pois o seu valor possui características subjetivas.

 

Business, Bitcoin, Technology, Money, Currency

Um bem não fungível na prática

 

Para compreender melhor o conceito de bem não fungível, pense em uma determinada obra de arte, um quadro pintado por um artista famoso. Essa obra, além de ser única, desperta o interesse de colecionadores, estudiosos e museus do mundo todo. 

Se você é o proprietário de um quadro famoso e o troca por outro, o resultado dessa transação não é mais de equivalência. Ou seja, obras de arte são bens não fungíveis, pois ao trocar um pelo outro, você obtém um resultado diferente de valor, visto que a nova pintura nunca será igual à obra anterior.

Nesse contexto, as NFTs podem ser consideradas como uma espécie de assinatura particular que torna qualquer conteúdo digital um bem não fungível. 

Para facilitar ainda mais a compreensão, imagine que você e o seu amigo possuem a cópia de um meme criado por você e que ficou famoso. Sendo assim, é possível atrelar esse meme a um NFT atestando que ele é de sua propriedade. 

Portanto, entre tantas cópias de um mesmo meme, o seu se torna “original” e, consequentemente, mais valioso. Com isso, é possível despertar algum interesse de colecionadores que investem no mercado de NFTs.

Resumindo: NFT é um atestado digital, averiguado por blockchain e que torna determinadas mídias digitais em bens originais perto de outras cópias comuns.

A valorização do NFT

 

Existem alguns fatores que tornam um NFT um objeto valioso. O fato de apresentar um forte apelo popular, de ser criado por uma personalidade conhecida, já ajudam a valorizar o bem não fungível.

Hoje em dia os criadores de conteúdo se beneficiam muito com o mercado de NFT. De uma forma geral, qualquer item digital que o criador ou proprietário considere viável, pode ser atrelado a um NFT com o objetivo de assegurar a originalidade para comercializar.

Os NFTs podem ser negociados de forma entre os interessados. No entanto, o que ocorre com mais frequência é a compra e a venda em plataformas especializadas, uma delas é a Rarible Coinbase NFT

Após adquirir os tokens não fungíveis, eles podem ser utilizados para várias coisas, inclusive servir como garantia em empréstimos.

Games e NFT – Um casamento lucrativo

 

Os NFTS estão inseridos no mercado digital de tal forma que já impactam também outro segmento bastante influente nos dias de hoje: o mundo dos games.

No universo dos jogos digitais, por exemplo, uma determinada arma de um personagem pode estar ligada a um NFT. Isso a torna bastante valiosa.

Um exemplo disso é o game Ghost Recon Breakpoint, em que equipamentos utilizados pelos personagens estão associados a NFTs e podem ser vendidos e trocados com outros jogadores.

Outro exemplo é o Crypto Kitties. O conceito do game envolve basicamente a figura de gatinhos digitais, totalmente personalizáveis e que podem render uma boa grana ao serem transformados em Token Não Fungíveis.

Além do mais, esse jogo foi desenvolvido por meio da Blockchain da moeda virtual Ethereum.

Vale ainda mencionar o game Axie Infinity. Nesse jogo, o objetivo é montar um time constituído por uma determinada quantidade de Axies, que são pequenos monstros que fazem parte do universo do jogo.

Essas pequenas criaturas são basicamente os NFTs do jogo. Diante disso, para poder elaborar uma equipe no Axie Infinity, o jogador deve comprar, trocar e vender esses monstrengos de quem já está jogando.

Nft, Non-Fungible Token, Typography, Fraud, Digital

O investimento em NFT 

 

Que as NFTs estão ganhando protagonismo no mercado digital não há dúvidas, mas será que essa novidade corresponde a um investimento seguro?

O token não fungível é seguro porque está relacionado com a blockchain, um sistema de verificação que garante a autenticidade e a proteção de bens digitais, parecido com o que acontece com um site protegido por certificado SSL.

Na verdade, a blockchain pode ser vista como um grande livro de registro compartilhado entre milhares de computadores. Eles registram cada transação do bem digital, descentralizando o processo e o tornando bastante seguro.

Como os token não fungíveis são negociados por meio de criptomoedas, a tecnologia de blockchain se torna essencial para o procedimento.

A criação de um NFT não é um processo difícil, pois eles podem ser criados a partir de qualquer mídia, podendo ser um áudio, vídeo, GIF ou imagem. Porém, é necessário pagar uma determinada quantia e escolher a plataforma. E a mais indicada é a Ethereum.

Em seguida, o próximo passo é transferir dinheiro para essa carteira e pagar o custo de mineração, escolher a plataforma de marketplace para vender o NFT, realizar o upload arquivo e, por fim, estipular o preço do NFT.

A venda de NFTs e as influências no mercado digital

 

As NFTs podem ser vendidas e adquiridas em marketplaces especializados para isso. Tais marketplaces atuam como vitrines onde os investidores interessados deixam os seus tokens à mostra para receberem ofertas de compra.

Esses tokens não fungíveis são criados em blockchain que é um processo bastante seguro. Diante disso, um artista, por exemplo, que possui uma arte no meio digital, deve escolher um marketplace específico para expor a obra, no caso o NFT.

No Brasil, a NFT já influencia até mesmo o segmento dos times de futebol. Algumas equipes que já entraram nessa onda são:

 

  • Corinthians
  • São Paulo
  • Santos 
  • Vasco da Gama

Cuidados ao investir em NFT’s

 

O investimento em NFTs também demanda alguns cuidados. De um modo geral, é preciso ter em mente que esse tipo de investimento está sujeito à alta volatilidade. 

 

Sendo assim, é possível obter lucro em um curto período de tempo, no entanto, esse tipo de investimento deve ser pensado para médio ou longo prazo.

Além do mais, muitas pessoas confundem NFTs com criptomoedas, as famosas moedas virtuais. As criptomoedas, seja a Bitcoin, a Litecoin ou alguma outra, são fungíveis. Ou seja, não existe uma significativa distinção entre as unidades em circulação.

Por outro lado, um NFT representa um bem que é original e não pode ser trocado por um igual. Porém, a semelhança é que tanto as criptomoedas quanto os NFTs usam a criptografia para garantir a segurança dos investidores envolvidos.

O NFT é uma tecnologia conquistando o seu espaço no mercado digital

 

Ela já está influenciando a arte, a cultura pop, o mundo dos games e o universo das criptomoedas.  

Apesar de ser um investimento especulativo, os token não fungíveis podem render bons lucros para os seus investidores, bem como contam com a tecnologia blockchain, que os tornam ainda mais seguros. 

Ainda assim, a segurança digital é um dos principais atributos desse tipo de ativo, graças às novas tecnologias e o avanço da segurança digital.

Por fim, em meio aos NFT’s, blockchain e certificados SSL, é interessante ficar por dentro dessas tecnologias que envolvem novas formas de investimentos aliadas à segurança digital e as necessidades de consumo no mundo moderno.