O que você precisa saber sobre terremoto no Marrocos que já causou mais de 820 mortes

Atualizado em 9 de setembro de 2023 às 8:36
Pessoas trabalham próximas aos danos na cidade histórica de Marrakech, após o forte terremoto no Marrocos. Foto: Abdelhak Balhaki Reuters

Mais de 820 pessoas perderam suas vidas em um devastador terremoto que atingiu o centro do Marrocos, de acordo com informações oficiais do Ministério do Interior do país. O tremor de magnitude 6,8 gerou pânico nas ruas de Marrakech e áreas vizinhas, sendo seguido por um abalo secundário de magnitude 4,9 apenas 19 minutos depois.

Locais de Difícil Acesso e Vítimas

A maioria das vítimas fatais estava em regiões montanhosas de difícil acesso. Além disso, pelo menos 672 pessoas ficaram feridas, com 205 delas em estado grave. Relatos indicam que muitos ainda estão presos nos escombros.

Quando e Onde o Terremoto Ocorreu

Ocorrido pouco após as 23 horas (horário local), o epicentro do terremoto foi situado nas montanhas do Alto Atlas, aproximadamente 71 km a sudoeste de Marrakech, conforme divulgado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Reações e Medidas de Emergência

Hospitais em Marrakech estão sobrecarregados com o número de vítimas e as autoridades pedem doações de sangue urgentes. A eletricidade e os serviços de telefonia foram interrompidos temporariamente, mas já foram restabelecidos.

Impacto Internacional e Esportivo

O terremoto também foi sentido em cidades como Rabat e Casablanca, e até mesmo afetou a delegação da seleção olímpica brasileira em Fez. Os membros foram levados para a piscina do hotel como medida de segurança.
Citações e Testemunhos

Aida Alami, jornalista marroquina de Marrakech, declarou que o país não está preparado para terremotos. Abdelhak El Amrani, residente local, descreveu a situação como de “choque e pânico”.

Histórico de Terremotos no Marrocos

Este é um dos terremotos mais mortais a atingir o Marrocos nos últimos anos. Em 2004, um terremoto em Al Hoceima matou 628 pessoas, e o terremoto de Agadir em 1960 resultou em 12 mil mortes.

Veja vídeos:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link