O salário de Moro: TCU revela fortuna que Alvarez & Marsal ganha de empresas enroladas na Lava Jato

Atualizado em 21 de janeiro de 2022 às 9:27
Moro e a mulher Rosângela nos EUA

A Veja teve acesso ao caso de Sergio Moro no TCU, que quer informações sobre os ganhos do ex-juiz na consultoria americana Alvarez & Marsal.

O texto cita que o maringaense estaria sob “ataque”. Por que ataque? A sociedade precisa conhecer o patrimônio de um candidato a presidente da República.

Por que apenas com Moro isso é “ataque”? E por que o medo do sujeito em mostrar o número?

Moro entalou-se na porta giratória, como registrou o DCM. 

“Trata-se da mesma companhia responsável no Brasil pela recuperação judicial de várias empresas que foram à lona depois de processos conduzidos por Moro”, lembra a revista.

Em seu último ano como chefe da Lava Jato, ele embolsou 646 000 reais brutos. 

Mas aí a porca começa a torcer o rabo: atualmente, 75% de tudo o que a A&M informou receber de honorários no Brasil vem de empresas enroladas na Lava-Jato. 

“Ao todo, foram quase 42,5 milhões de reais ao longo de vários meses — 1 milhão de reais por mês da Odebrecht e da Atvos, antiga Odebrecht Agroindustrial, 150 000 da Galvão Engenharia, 115 000 reais do Estaleiro Enseada (que tem como sócias três construtoras investigadas em Curitiba, Odebrecht, OAS e UTC) e 97 000 reais da OAS”, prossegue a Veja.

Sergio Moro PT
Sergio Moro está preocupado

De acordo com a reportagem, a Alvarez afirmou que não reconhece o TCU como órgão competente para investigar uma relação contratual privada entre ela e Moro.

Recusou-se a divulgar quanto seu ex-gerente levava. 

“Pessoas próximas lhe informaram que tem circulado um relatório de inteligência financeira (RIF) que lhe atribuía a movimentação de 5 milhões de dólares nos meses em que atuou na Alvarez”, relata a publicação. 

“O documento reproduzia o laudo de um suposto monitoramento em suas contas bancárias feito pelo Coaf, órgão de inteligência financeira responsável por rastrear indícios de lavagem de dinheiro. Moro garante que nunca recebeu 5 milhões de dólares, mas se recusa a dizer qual é, afinal, o número verdadeiro”.

O jurista Lenio Streck comentou no Twitter: “TCU informa: de tudo o que a A&M – que CONTRATOU Moro – recebe de hon. como Admin. judicial, 2,2MM, cerca de 75% (1,5MM) vem, por coincidência, de empresas enredadas na Lava Jato. Em 30 m a A&M recebeu, só da ODB, 24 milhões! Contratação de Moro foi um golaço para A&M! Que faro!”